Rádio Colmeia FM

Prefeito Anízio recebe dados do Programa Aerofotogramétrico

 

Foto: Divulgação

Aconteceu na tarde de sexta-feira, 9, a entrega de dados do programa Aerofotogramétrico do Estado de Santa Catarina aos municípios pertencentes à Associação dos Municípios do Planalto Norte de Santa Catarina (Amplanorte). A entrega aconteceu na sede da Associação em Mafra e foi realizada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen, e pelo deputado estadual Antonio Aguiar. O prefeito Anízio de Souza, acompanhado do coordenador da defesa civil, Adhemar Lírio, e do vereador Alceu Jung (Brasa), participaram do evento.

Os municípios receberam os dados geoespaciais em um HD com o software que contém as fotos de cada metro quadrado do município. “Trata-se de um poderoso instrumento de gestão pública, é o levantamento mais preciso já desenvolvido no país de georreferenciamento do território de um Estado”, revela Bornhausen.

Iniciado em 2008 na SDS, o trabalho ganhou agilidade há dois anos, pela necessidade de atualização da rede hidrográfica estadual. O Levantamento Aerofotogramétrico, que teve custo de aproximadamente R$ 12 milhões, poderá ser utilizado para o planejamento costeiro, urbano e rural; avaliação ambiental integrada; efeito de mudanças climáticas; estudos de potencial hidroelétrico; delimitação de zonas de risco em áreas atingidas pelas enchentes e realocação de moradias; qualificação de medidas de proteção ao meio ambiente; planejamento de ocupação e de construção de estradas, entre outras finalidades. As imagens anteriores eram de 1977 e de 1985.

“Esses dados serão importantes para que possamos ter a dimensão exata do município como um todo. Isso trará mais objetividade nos planos e projetos futuros, pois nos dá o tamanho certo e o que tem em Porto União, seja em construções urbanas e rurais, além do sistema hidrográfico entre outros dados”, destacou o prefeito Anízio.

O engenheiro cartógrafo da SDS, Thobias Furlanetti, fez a apresentação e explanação sobre o programa explicando o seu funcionamento e os benefícios que trará aos municípios.

Participaram também os secretários das SDRs de Mafra, Wellington Bielecki, e de Canoinhas, Ricardo Martin, além do representante do Ministério Público, promotor de Mafra, Germano Krause de Freitas.