O prefeito do município de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, em live feita pelo Facebook no domingo, 05 de abril, relatou a população sobre o andamento das atividades administrativas no período de recessão. Medida decretada pelo Governo do Estado como protetiva contra o Coronavírus.
Em pauta foram abordados as questão das ações e fiscalizações realizadas nas barreiras sanitárias; como funcionará o auxílio emergencial do Governo Federal, sobre o auxílio também do Governo Federal, chamado Paraná Recupera para os microempreendedores; atividades referentes a área da educação; ações na área da saúde e casos do Coronavírus no município.
Rodrigo Marcante, vice-prefeito e coordenador das ações e fiscalização das barreiras sanitárias, comentou como foram os últimos 15 dias em que todas as pessoas que passavam por lá, paravam, mediam a temperatura e tinham acompanhamento da secretaria de saúde. “2.552 pessoas foram cadastradas até agora” relata Marcante. As barreiras, por hora, estão encerradas.
Nesta segunda-feira, 06, uma nova ação foi iniciada com a retomada do comércio local, reforçando a questão da fiscalização. Castilho pede para que a população também fiscalize o comércio, “se você foi em um estabelecimento comercial, não encontrou álcool em gel, não encontrou um funcionário da loja para te orientar, você ligue para nós, no 3553-8012 e faça a sua denúncia”, conclui. Lembrando que o número não aceita chamadas, é somente para mensagens via WhatsApp.
Muitas pessoas estão procurando o Cras e a Assistência Social devido ao auxílio emergencial disponibilizado pelo Governo Federal. Aprovado na última semana pelo congresso, o auxílio é destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores, autônomos de desempregados, que serão pagos pelo período de três meses o valor de R$600,00 reais. No município, se você tem o cadastro único e cumpre os requisitos, poderá requerer o auxílio. Para mais informações pode-se ligar no telefone do Cras: 3553-8076.
Em questão do Paraná Recupera, também do Governo Federal, os microempreendedores individuais poderão ter acesso a esse auxílio de crédito. Para mais informações, acesse o site: FOMENTO . Já na área da educação, as aulas que estão suspensas a 15 dias, ainda não voltarão nesse mês de abril. Contudo, atividades serão feitas remotamente, nas casas dos alunos. A partir de hoje, 06, diretores e coordenadores que estão trabalhando nas escolas, estarão cadastrando pais e mães em grupos de WhatsApp em que cada turma terá seu grupo. Os professores então farão um planejamento semanal e enviarão as atividades para os alunos via grupos do WhatsApp. Aos alunos que não possuírem acesso a celular ou internet, as atividades serão levadas na casa para que a criança não seja prejudicada.
Outra questão importante mencionada na live, foram as ações na área da saúde. Também a partir de hoje, a unidade básica de saúde do bairro Nossa Senhora Aparecida, estará atendendo em horário especial. A unidade prestará serviço das 17h às 23h, atendendo a emergências. O objetivo dessa ação é diminuir o fluxo de pessoas no hospital.
Em relação a campanha de vacinação da gripe Influenza H1N1, o município já atingiu 100% da meta que seriam os profissionais da área da saúde e os idosos acima de 60 anos, parte do grupo de risco do Covid-19 (novo Coronavírus), nesta primeira fase da vacinação. A campanha máscara para todos também foi assunto abordado na live. O objetivo é produzir cerca de 20 mil máscaras reutilizáveis para que toda população possa usar ao sair na rua, conseguindo assim, proteger a todos da exposição ao vírus.