Na última semana o prefeito de Irineópolis, Lademir Arcari e o presidente da Câmara de Vereadores, José Júlio Nogara, visitaram o município de Caçador a fim de obterem mais informações sobre o sistema antigranizo implantado pelas prefeituras do Meio Oeste catarinense. Os geradores são utilizados para minimizar os impactos das quedas de granizo em propriedades rurais e também no perímetro urbano.
Segundo informações da Defesa Civil de Santa Catarina, o sistema é formado por queimadores que lançam nas nuvens um composto químico com a capacidade de dissolver o granizo, diminuindo em até 70% a incidência do fenômeno, reduzindo o estrago causado nas superfícies atingidas. O gerador monitora as nuvens e lança os gases quando identifica a possibilidade de granizo.
“É um sistema de custo elevado, mas que contribui com a produção agrícola, fazendo com que não ocorram grandes perdas com as chuvas de granizo”, destacou Arcari. Ele explica que para que todas as localidades de Irineópolis fiquem protegidas, é necessário que os municípios da região também implantem o sistema. “É um trabalho que precisa ser feito de forma regional para se tornar mais eficaz. Se apenas uma cidade fizer, algumas áreas no próprio município continuarão sem proteção”, avalia o prefeito.