Máscaras de proteção como medida preventiva na disseminação do COVID-19 serão distribuídas para a população do município de Matos Costa. Na segunda-feira, 20 de abril, o prefeito Raul Ribas Neto, por meio da secretaria de Saúde, adquiriu o material para oferecer gratuitamente.
Pessoas que trabalham com o público tem o dever de usar todas as medidas de prevenção necessárias, coloca Neto, “tem a obrigatoriedade do uso da máscara, enfim, do álcool em gel, do distanciamento, sem aglomeração, a higienização dos ambientes”.
O prefeito também comentou sobre a questão econômica nesse momento de pandemia, dizendo que é preciso olhar bem para a economia pois ela “se recupera, pode demorar, mas ela se recupera”, diz. “O principal é manter as pessoas vivas e com saúde para que se possa então recuperar as questões econômicas”. Os serviços essências seguem em andamento e a prioridade agora é a atenção voltada toda a área da saúde. A Assistência Social é um setor que tem trabalhado muito, segundo Neto, “a equipe tomando todos os cuidados, mas orientando a população, também sobre o Auxílio Emergencial”.
Todas as orientações necessárias e auxílio aos agricultores está acontecendo. Na parte da das obras, serviços emergências apenas estão sendo efetuados e, a maioria dos funcionários estão de férias ou de licença. A educação segue paralisada, cumprindo o decreto emitido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, e ações pedagógicas de aprendizagem do ano letivo estão sendo analisadas para melhor atender a população. “Estamos em permanente contato, não só com a educação, por meio de vídeo conferências e reuniões online”, afirma.
Segundo o prefeito, por meio desses contatos a administração está estudando a possibilidade de possíveis ações “pois cada município tem suas peculiaridades em relação as atividades para os alunos”, comenta, pois há uma dificuldade em relação aos alunos que moram no interior do município. O decreto do Estado em relação ao retorno das aulas vai até o final do mês de maio. “Estamos atentos e focados na saúde e bem-estar da nossa população”, termina Neto.