Nesta quinta-feira, 26, o prefeito Pedro Ivo Ilkiv e o vice, professor Jair Brugnago, receberam o comandante do 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Irati, Capitão Elcio José de Meira, e o subtenente Prado, no gabinete da Prefeitura. Em pauta o andamento da obra de reforma da antiga rodoviária, para abrigar a Corporação, e ações relativas à instalação do serviço em União da Vitória.
Com o avanço das obras de reforma da sede da Corporação, prevista para estar finalizada até o final de 2013, será necessário o treinamento dos funcionários que farão parte do Corpo de Bombeiros que inicialmente vai funcionar com uma mescla entre bombeiros militares e servidores municipais. O Capitão Meira salientou que o departamento de Recursos Humanos da entidade já se mobiliza para montar a equipe que irá trabalhar em União da Vitória. Segundo ele, é necessário trazer profissionais experientes para iniciar os serviços, que, gradativamente, vai ser composto somente por bombeiros militares. O objetivo é ter entre sete e oito profissionais atuando em cada turno de trabalho, fechando um número de, aproximadamente, 40 militares, no estágio final da implantação.
Diante do prefeito, Capitão Meira mencionou que esteve visitando a obra de reforma e sugeriu, apenas, pequenas alterações. O comandante analisou que o local é apropriado para a instalação por ter fácil acesso tanto para o distrito de São Cristóvão e área central, quanto para as BRs 153 e 476. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Porto União, em torno de 70% dos seus atendimentos são feitos no Paraná. Grande parte deles nas rodovias. Outra questão que tende a ser mais ágil são as vistorias. A grande quantidade de pedidos tem feito com que as liberações demorem. A proposta é ir transferindo esse banco de dados, aos poucos, para União da Vitória e aliviando o trabalho dos bombeiros catarinenses.