Em 27 de março de 2014 será inaugurado o Corpo de Bombeiros Militares de União da Vitória. Essa definição se concretizou na tarde desta terça-feira, 28, quando o prefeito Pedro Ivo Ilkiv recebeu o comandante geral da Corporação no Paraná, Coronel Juceli Simiano Junior. Ambos conversaram sobre a instalação, formação de efetivo e entrega de equipamentos, além de visitarem as futuras instalações na antiga rodoviária (em fase final de reforma).
Localização, estrutura e profissionais:
O comandante observou que o espaço, mesmo cedido de forma provisória por parte da prefeitura, está de acordo comas solicitações requeridas. “Gostei muito do que vi, vai ficar um local absolutamente adequado para as necessidades da cidade, da região”, frisou. “Um quartel que tem plena condição de atender à necessidade profissional deles”, completou. O Coronel destacou a localização das instalações, que permitem o deslocamento rápido para atendimento de futuras ocorrências, nas mais variadas direções da cidade e região.
Sobre o efetivo que vai atuar em União da Vitória, ele salientou a presença, nos dois primeiros anos, de funcionários cedidos pelo município, sendo posteriormente substituídos por bombeiros militares. Os servidores municipais receberão treinamento, contudo ficarão restritos às funções administrativas. As ocorrências terão atendimento dos militares e, conforme o comandante, similares aos demais quartéis de Bombeiros Militares de todo o Paraná.
Inauguração e equipamentos:
O coronel antecipou que União da Vitória terá equipamentos com tecnologia de ponta, exemplo disso é o caminhão tanque de combate a incêndios que o Estado está adquirindo. “É um veículo top de linha, que atende ao que tem de melhor no País para esse serviço”, disse. Ainda, o município vai contar com ambulância do padrão Siate, com socorristas altamente treinados, e uma camioneta para apoio e auxílio no deslocamento de bombeiros para ocorrências menores.“Teremos toda estrutura necessária”, garante.
De acordo com o prefeito Pedro Ivo trata-se de uma luta muito antiga que está sendo concretizada. “É o momento de União da Vitória contar com essa estrutura”, explica. “O bombeiro tem papel fundamental para o município e toda a região”, acrescenta. Na reunião,o prefeito e o comandante, estabeleceram que a atuação efetiva do Corpo de Bombeiros tem início em 27 de março, data de aniversário da cidade. Mesmo dia que serão repassados os equipamentos pelo Governo do Estado para uso do novo quartel.