Rádio Colmeia FM

Prefeitos pedem participação na construção de novo arcabouço fiscal; Prefeito de Cruz Machado representa região

Fotos: Prefeitura de Cruz Machado

Desde ontem, municipalistas de diversas regiões do país começam a desembarcar na capital da República para a 24ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Com expectativa de receber 10 mil participantes entre prefeitos, secretários municipais, vereadores, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais e ministros, as demandas das cidades para os Três Poderes estarão em discussão até quarta-feira (29).

A abertura oficial ocorreu nesta terça-feira (28) e teve, segundo o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, além de ministros e dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Na parte da tarde, uma mesa deverá reunir a equipe econômica do governo Lula – os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento) -, além do secretário extraordinário da reforma tributária, Bernard Appy, e do relator do grupo que discute o tema na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Todos vão tratar da reforma tributária.

O prefeito de Cruz Machado Antonio Luis Szaykowski, acompanhado dos secretários Marcos, do Transporte e Dirceu, do Esporte, e da controladora interna Kelly, estão participando da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

Esta Marcha está acontecendo no CICB Setor de Clubes Esportivos Sul, na capital federal, e vai até quinta-feira, dia 30, sendo uma mobilização democrática, realizada anualmente desde 1998, tornando-se o maior evento do ramo no Brasil. Durante os quatro dias serão discutidos assuntos que influenciam o dia-a-dia dos Municípios sendo apresentadas as reivindicações do movimento municipalista.

Além dos representantes do Executivo, os legisladores Ezequiel Ortiz, Luis Antonio Presznhuk e Marino Arndt também estão participando. O prefeito Antonio, na oportunidade, está representando os prefeitos da Amsulpar, associação da qual ele é presidente.