Um comitê de gestão de crise foi implantado neste domingo, 27 de maio, na cidade de União da Vitória, através de uma reunião entre as autoridades. O objetivo do comitê, é discutir a situação e as diretrizes dos serviços públicos do município diante da paralisação dos caminhoneiros, que já se completa oito dias.
Estiveram presentes na reunião representantes das secretarias municipais e de diversos outros setores da Prefeitura, a equipe do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Núcleo Regional de Educação, Defesa Civil, representante da Câmara de Vereadores, e também representantes do movimento dos caminhoneiros de União da Vitória.
Durante a reunião foi verificado a situação de cada setor de serviços básicos e suas respectivas ações, buscando assim resguardar os serviços essenciais à população, estabelecendo as seguintes medidas:
Setor de Saúde:
O atendimento nas estratégias de saúde e unidades de saúde seguem normalmente, assim como nos postos do interior, pois as linhas de ônibus estão restritas e a população não conseguir vir para a cidade. As entregas de medicamentos também não sofreram alterações, e o CAPS continua com seu atendimento normal. As campanhas ‘Vacinação da gripe’, que segue até o final de maio, e ‘Saúde da Mulher’, que acontece nesta terça – feira, 28, também serão mantida. Já as consultas e exames realizados fora do município, estão sendo analisadas individualmente, priorizando as que são de urgência e emergência. Por fim, fica suspenso os grupos de atividades, endemias e palestras.
Setor de Educação:
Devido ao transporte escolar estar comprometido, e haver dificuldade do deslocamento de professores, assim como o gás de cozinha para o preparo das refeições dos alunos estarem acabando, a Secretaria de Educação informa que as aulas estarão suspensas a partir desta terça – feira, 29 de maio, nas escolas da rede municipal, escolas do interior e nos CEMEIS. As escolas estaduais também estarão adotando essa mesma medida.
Departamento de Obras:
As demandas do Departamento de Obras estão restritas devido à falta de combustível, atendendo somente o estritamente necessário, até que normalize a situação.
Coleta de Lixo:
A coleta seletiva de lixo urbano de responsabilidade da empresa Coopertrage, estará fazendo sua rota normalmente e garantem seu funcionamento. A coleta de Resíduos Sólidos Urbano também segue em normalidade, pois foram estocados combustíveis para manter a coleta em dia durante o período de desabastecimento.
Transporte coletivo:
As linhas do interior não estão mais funcionando, já as demais estão sendo atendidas normalmente até está segunda – feira, 28. A partir de terça – feira, 29, as linhas adotarão um sistema reduzido de horários (horários de sábado).
Ainda na reunião, o Prefeito Santin Roveda informou que as metas são continuar viabilizando o máximo de serviços essenciais à população e mantê-la informada, por isso, o comitê seguirá acompanhando a situação e emitindo boletins informativos que serão enviados à imprensa e veiculados nos canais oficiais da Prefeitura, site e Facebook.
Ainda em pauta, o PROCON avisa que em caso de suspeita de preços abusivos em estabelecimentos comerciais da cidade, o cliente pode se deslocar até a entidade portando nota fiscal e o máximo de informações que tiver do estabelecimento, para ser realizado a denúncia de crime ao consumidor.