Rádio Colmeia FM

Prefeitura, Emater e Sebrae promovem capacitação para feirantes

Na próxima quarta-feira, 26, a partir das 9h, o auditório da secretaria de Cultura (antiga estação ferroviária) será local de reunião que busca qualificar a comercialização de produtos originários da agricultura familiar e feiras livres. A iniciativa é da prefeitura de União da Vitória e Emater, viabilizada por meio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae).

Conforme o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marco Antonio Coradin, dar suporte a esse grupo de trabalhadores, os feirantes, faz parte do programa de governo do prefeito Pedro Ivo Ilkiv. “O prefeito solicitou esse apoio e tem várias linhas de trabalho que vão de encontro com esse objetivo”, destaca o secretário. Coradin ressalta que a administração tem equipe de trabalho que atua na organização de produtores interessados na produção de orgânicos. Nessa gama de ações se inserem a produção de ovos, leite, hortaliças, entre outras atividades que podem servir tanto programas governamentais quanto às feiras.

Sobre o trabalho a ser desenvolvido, o secretário explica que, juntamente com a Emater, os feirantes foram visitados e ouvidos quanto às suas demandas. A partir desse levantamento o próximo passo foi procurar o Sebrae e solicitar a capacitação. Na reunião, os consultores farão o contato com esse grupo de trabalhadores e definirão as estratégias de trabalho.

Pedro Ivo relata que os produtos da agricultura familiar formam a base alimentar que vai à mesa da população. Além disso, o prefeito salienta que gera renda e mantém famílias no campo com boas perspectivas de renda. “Temos isso muito claro em nossa plataforma de governo, aliar preservação do meio ambiente, gerar renda e dar qualidade de vida ao consumidor. Os feirantes se encaixam justamente nesse contexto”, acrescenta.