Rádio Colmeia FM

Prefeitura lança proposta para formação de cooperativa de reciclagem

 

Na manhã desta sexta-feira, 22 foi apresentada, no auditório da Fundação Municipal de Cultura, uma proposta para formar a cooperativa de agentes ecológicos. A prefeitura fará a coleta e terá um espaço para receber, separar e comercializar o material. Os trabalhadores serão subsidiados com transporte, alimentação e infraestrutura. O trabalho faz parte de uma proposta de governo, ligada ao setor ambiental, denominada “Projeto Ecocidade – Reciclar é bom, preservar é preciso”.

A administração municipal vai disponibilizar o antigo terminal de calcário, no bairro São Sebastião, para o manuseio dos materiais. Além do transporte, a proposta prevê, no local, um refeitório e estrutura para gerenciar os materiais. O prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, ressalta que isso tudo está sendo ofertado pela prefeitura. Contudo, a cooperativa vai ser administrada de forma independente da administração.

Pedro Ivo disse que a prefeitura dará todo o apoio necessário, disponibilizando o funcionário Sidnei Cieslak para cuidar desse projeto.  O vice, professor Jair Brugnago, salientou que desde o início da atual administração tem se buscado valorizar todas as formas de trabalho, dando condições para que isso se concretize. Essa é a proposta para os agentes ecológicos, fornecer estrutura e logística para dignificar as pessoas, visando sempre qualidade de vida.

Outra meta é colocar containeres em pontos estratégicos para estimular o destino de material reciclável para esses locais, que podem ser escolas ou postos de Saúde, por exemplo. Além disso, cogita-se distribuir sacos de cores diferenciadas para os cidadãos depositarem o material reciclável, facilitando a identificação e a coleta, separada do lixo orgânico. Junto a isso será feita uma campanha de conscientização nas escolas e comunidades para incentivar a seleção de material reciclável.