Esta é a primeira etapa da decoração natalina, que terá mais duas fases, em União da Vitória. Os locais que receberão os enfeites foram definidos durante reuniões realizadas entre representantes da administração municipal, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial e Empresarial (Aceuv).
Em trechos das ruas Professor Cleto, Carlos Cavalcanti, Cruz Machado, Visconde de Guarapuava, Getúlio Vargas, Marechal Floriano Peixoto, Nipton Curi, Ipiranga, Professora Amazília, Avenida Manoel Ribas e Praça Visconde de Nácar, serão instalados braços de luminárias, nos postes. A Avenida Paula Freitas, no distrito de São Cristóvão também receberá os adereços. Ao todo, serão colocados 130 braços de luminárias. Já na avenida Manoel Ribas, no ‘Calçadão’ serão instaladas quatro travessas de rua.
Na rua Professor Cleto, a decoração é reforçada pelos empresários daquele local.
Ainda faz parte da decoração, a colocação de enfeites nos postes, que são figuras em formato de árvores de Natal, em estrutura de aço. Serão 230 árvores, em quatro modelos.
A decoração também foi iniciada no prédio da Estação União, com a colocação de mangueiras luminosas, contornando a edificação. E, nos próximos dias, na Estação União, será montada a Casa do Papai Noel.
O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Antônio Oscar Nhoatto, observa que, a estrutura montada é fixa. “Está sendo colocado um suporte nas calçadas. Esse suporte vai ficar fechado durante o ano, e no período de Natal será instalada a decoração. Serão postes com uma decoração fixada”, explica.
De acordo com ele, o novo formato – moderno e prático – atende determinação do prefeito, Pedro Ivo Ilkiv. “A intenção do prefeito é deixar a cidade mais bonita e atrativa, para que desta forma a comunidade entre no clima natalino, visite o comércio, e aqueça a economia”, reforça.
Em relação ao investimento, Nhoatto ressalta que, são recursos específicos para este fim. Portanto, não comprometem investimentos da administração municipal em áreas como saúde, educação, entre outras.