Rádio Colmeia FM

Presidente da Ciahab esclarece importância do Cadastro Único

 

 

Foto: Divulgação

A Companhia Municipal de Habitação (Ciahab) informa, aos interessados, que para participar do Programa ‘Minha Casa Minha Vida’ é obrigatória a inscrição no Cadastro Único. No momento essa informação é direcionada, especialmente, às famílias que têm interesse nas casas populares em fase final de construção no Conjunto Residencial Horst Waldraff I (bairro Panorama) e Guerino Massignan (Bom Jesus). Existem critérios específicos para a inserção no programa Federal, bem como a análise de dados e a verificação in loco da real necessidade de solicitar a moradia popular.

 

Sobre o Cadastro Único

 

Cada cidadão pode fazer o cadastro que serve para a concessão dos benefícios federais, contudo a renda familiar é o fator que define quem pode ou não participar dos programas sociais. De acordo com a presidente da Ciahab, Marilda Pattene Machnicki, em União da Vitória os cadastros são feitos: no CRAS do bairro Salete para os moradores do Distrito de São Cristóvão, no CRAS do Rocio para os moradores da região Sul a partir do São Basílio Magno e aos demais bairros e regiões o espaço para realizar o cadastro é feito na secretaria de Ação Social.

 

Após efetuar o cadastro, o cidadão precisa se dirigir até a Ciahab. Caso já tenha dado entrada ao processo junto a Companhia e não tenha feito o Cadastro deve fazê-lo, o mais breve possível, e atualizar os dados junto ao setor para demonstrar a continuidade do interesse na moradia. Para aqueles que não tem cadastro ainda, devem, primeiramente, procurar o Cras depois a Ciahab. Os novos cadastros serão iniciados somente a partir do dia primeiro de fevereiro.

 

Critérios para inclusão

 

Depois de realizar o Cadastro, o cidadão precisa se dirigir, com os documentos pessoais, até a Ciahab. Outro requisito é não possuir renda familiar superior a R$ 1.600,00 e comprovar que residi no município há mais de dois anos. Ainda, não possuir imóvel próprio e nem ter participado de outro programa de habitação.

 

A preferência é das famílias constituídas, mães chefes de família e moradores de áreas de risco. Pessoas sozinhas não podem aderir ao programa. A Ciahab possuí alguns critérios para analisar caso a caso. São eles: situação familiar e financeira, condições da moradia atual, número e idade de filhos e necessidades especiais. Tudo isso é somado conforme um critério de pontuação existente no programa. A Companhia visita a família para confirmar os dados e depois encaminha a documentação para a Caixa Econômica Federal (CEF). Lembrando que 3% das habitações são destinadas para portadores de deficiência pública.

 

Serviço:

 

Mais informações: (42) 3522-4748 ou pessoalmente na Ciahab, de segunda-feira a sexta- feira, das 12h às 17h.