Rádio Colmeia FM

Previna acidentes com crianças, ainda neste período de férias

Foto: Divulgação

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a maior causa da mortalidade de crianças entre 1 á 14 anos, é causada por acidentes. A maioria é por acidente no transito, queimaduras, afogamentos, e entre outros.

Portanto, nesse período de férias os cuidados devem ser redobrados.

Férias é tempo de relaxar, mas nem por isso se deve deixar o cuidado de lado.

A maioria desses acidentes pode ser evitada de um modo de muito simples, pensando nisso, para não tornar esse período em pesadelo aos adultos, aprenda a se prevenir com algumas dicas descritas abaixo:

 

Transito:

 

Foto: Divulgação

Neste período é muito comum as famílias saírem á viagens, e para se manter ainda mais seguro, é importante que as crianças sejam transportadas em assentos adequados com sua idade e seu peso.

Até 01 ano, com até 13 kg, é recomendado o bebe conforto que deve ser instalado no banco de trás, voltado para o vidro traseiro, utiliza-se o cinto em 3 pontos do veiculo para prender o equipamento ao banco.

De 1 á 04 anos, entre 09 e 18 kg, deve ser instalada a cadeirinha de segurança, que fica sempre no banco de trás, voltado para frente.

De 4 á 10 anos, entre 18 e 36 kg, se utiliza o assento de elevação, usado sobre o banco traseiro, com a finalidade de permitir que a criança use o cinto em três pontos do veiculo.

Já acima dos 10 anos, e dos 36 kg, a criança estará pronta para utilizar o assento diretamente, com o cinto em três pontos do veiculo.

Mas atenção: só compre produtos com o selo do Inmetro, que realmente sejam apropriados para o seu carro.

 

Queimaduras:

 

As queimaduras quando não matam, elas podem deixar marcas para o resto da vida da pessoa, sendo elas em locais fechados, quanto expostas ao sol. Neste verão, as queimaduras provocadas pela luz solar, são ainda mais frequentes, portanto não de deve esquecer-se dos cuidados á ele.

Entre ás 10h até às 16h, é melhor manter as crianças na sombra, pois seus raios são ainda mais fortes nesse período. O ideal é utilizar o protetor solar, com o fator acima de 30, e aplicar na pele de duas em duas horas. Lembrando que sempre que a criança sair da água é necessário uma nova aplicação, logo depois que secar o corpo com uma toalha bem seca.

Na cabeça é importante que o sol seja bloqueado com um chapéu ou boné, ou até mesmo ficar sobre um guarda-sol, até a temperatura diminuir.

 

Afogamentos:

Foto: Divulgação

O segundo maior fator de mortes de crianças, são os afogamentos, não somente ocorridos em praias, mas também em cachoeiras, piscinas a até banheiras. Bastam apenas três cm de água para ocorrer um afogamento.

Neste caso, jamais deixe uma criança sozinha na banheira, e sempre mantenha as portas do banheiro fechadas.

Isole as piscinas com cercas, pois somente capas não eliminam o risco de acidentes. Em caso de seu filho ir para a casa de algum amigo, se certifique que a família utiliza todos os métodos de segurança necessários, e sempre estejam sendo obervando os, pois até as boias viram inimigos, podendo estourar ou virar.

Na praia, os cuidados são ainda maiores, certifique que seu filho brinque somente em locais que a água atinja até a altura do seu umbigo. Na areia prefira ficar em locais mais distantes da água, pois qualquer hora pode ser surpreendida por uma onda.

Para melhor segurança, mantenha sempre próximo os números de emergência.