Rádio Colmeia FM

Procon de União da Vitória adota nova política de trabalho

 

Desde janeiro desse ano, o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de União da Vitória, dispõe de nova política de atuação. O trabalho consiste na orientação, fiscalização e solução imediata dos problemas.

As principais reclamações dos consumidores ainda referem-se aos serviços de telefonia fixa e móvel, aquisição de produtos eletrônicos e eletrodomésticos, contratação de serviços e compra de veículos novos e usados.

Para solucionar os problemas apresentados, o Procon viabiliza a realização de audiências entre consumidores e representantes das empresas. Com isso, a maioria dos casos é solucionada.

Essa ação, de acordo com o gerente geral do Procon, Raphael Garcia Bertolin, visa resolver a situação do consumidor, imediatamente, e desafogar o juizado especial.

Quando não há acordo entre consumidores e empresas, o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor instaura o processo administrativo.

Não havendo solução para o caso, com a instauração do processo administrativo, o Procon autua a empresa e encaminha o consumidor ao juizado especial.

 

Fiscalização

 

Bertolin informa que, o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor retomou o trabalho de fiscalização, e que este serviço será intensificado nos próximos dias. Ele destaca que o foco é evitar, principalmente, o abuso que lojas de eletrodomésticos e grandes redes vinham cometendo.

Segundo o gerente geral do Procon, outro setor fiscalizado são as agências bancárias. Ele observa, por exemplo, que em apenas um mês, uma agência bancária já foi atuada duas vezes por descumprir a legislação municipal, excedendo o tempo máximo de permanência de clientes na fila de espera para

atendimento. O tempo máximo de espera em dias de “pico” é 25 minutos.

 

Bom trabalho

 

O trabalho desenvolvido pelo gerente geral do Procon, bem como pelo gerente de fiscalização e autuação, Anderson Pfeng, é elogiado pelos consumidores, constantemente.

Artur Canfield que recorreu ao Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor para solucionar um problema de telefonia parabenizou os funcionários pela capacidade de resolver os problemas e pela cordialidade no atendimento. “É nota 10”, disse.

 

Campanha informativa

 

Nos próximos dias o Procon deve lançar uma cartilha informativa, com o intuito de orientar os consumidores.  A cartilha terá como foco orientações referentes a telefonia fixa e móvel e compra e venda de veículos novos e usados.

 

Nova sede

 

Visando melhorar o atendimento, futuramente, o Procon, será transferido para um local mais amplo e de fácil acesso. O espaço ainda será definido. A partir da transferência, o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor vai dispor de mais funcionários e o horário de atendimento será ampliado.

 

Serviço

 

Atualmente, o Procon está situado no 2º andar do prédio da prefeitura e o horário de atendimento é das 12h às 18 horas.