Ícone do site Rádio Colmeia FM

Procon de União da Vitória integra mutirão nacional de renegociação online de dívidas

O Procon de União da Vitória, promove mais uma edição do Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas com instituições bancárias, financeiras e operadoras de cartão de crédito.

Divulgação

A ação marca o Dia Mundial do Consumidor, comemorado na data de hoje, 15, e é realizada em parceria com a Associação Brasileira de Procons (PROCONSBRASIL) e a Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN), exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br.

De acordo com a coordenadora do Procon de União da Vitória, Micheli Oaniéski Viganó, a ação tem como objetivo oferecer meios para que o consumidor restabeleça o equilíbrio do orçamento doméstico, evite a negativação e inclusão do nome em cadastros de proteção ao crédito. “No ano de 2020 realizamos aproximadamente três mil atendimentos no Procon de União da Vitória e a maioria das negociações aconteceram com essas instituições, demonstrando que o endividamento das famílias locais é grande neste setor e se agravaram devido a pandemia. Desta forma, o mutirão possibilita aos consumidores oportunidades de renegociações de dívidas e resgate do crédito com condições diferenciadas junto às instituições financeiras, garantindo um certo alívio as famílias”, destaca Micheli.

O mutirão inicia hoje, 15 e segue até dia 31 de março. O acesso a plataforma do www.consumidor.gov.br é simples e inclusive o aplicativo também permite a instalação no celular. Assim, todo cidadão com acesso a internet poderá realizar tranquilamente sua negociação de onde estiver, sem precisar se deslocar as agências ou ao órgão. A interação será diretamente com o fornecedor, que encaminhará ao consumidor a resposta ou proposta em até 15 dias após o registro da solicitação de negociação.

Para os consumidores de União da Vitória que não possuem acesso à internet podem entrar em contato com o Procon através do telefone (42) 3524-4346, para realizar o agendamento de auxílio pela equipe.

Segundo a PROCONSBRASIL, a experiência revela que muitos consumidores em débitos deixam de procurar o Procon ou o banco por se sentirem constrangidos com a situação ou pela dificuldade de negociação. Além disso, com as regras e restrições de circulação e de funcionamento do comércio, e principalmente os cuidados com a saúde, o uso da internet se torna favorável também à defesa do direito do consumidor, como é o foco deste mutirão.

Como participar?

Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer seu registro na plataforma WWW.CONSUMIDOR.GOV.BR, quando receberá um login e senha.

Em seguida, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar deste mutirão de renegociação. Após finalizar o registro, a instituição financeira tem o prazo de 15 dias para apresentar uma proposta ou resposta ao consumidor.

No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes.

O Procon de União da Vitória orienta ainda que o consumidor, no seu relato, informe que está participando do mutirão, com a seguinte hashtag:  #MutiraoProconsBrasil

Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado.

Serviço

O quê: Mutirão Virtual De Renegociação De Dívidas

Quando: de 15/03 até 31/03 Como: através do site www.consumidor.gov.br

Público: todo cidadão que queira renegociar suas dívidas bancárias

Contato: proconuva@gmail.com ou telefone (42) 3524-4346 (contato das 12hàs 18h)

Sair da versão mobile