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Procon de União da Vitória orienta população sobre compras na Black Friday

O Procon – Órgão de Defesa e Proteção ao Consumidor de União da Vitória divulgou uma série de dicas e orientações para a população sobre as compras no período da Black Friday, onde a grande maioria dos estabelecimentos comerciais e sites oferecem promoções com grandes descontos.

Acompanhar o preço dos produtos antes da compra, fazer pesquisa de preço, analisar o histórico do vendedor e do site, são algumas das dicas que estão sendo repassadas para evitar cair em golpes ou ter transtornos depois da compra.

 “A Black Friday pode ser uma ótima oportunidade para comprar produtos e contratar serviços com descontos, mas é preciso pesquisar e ter cautela para evitar cair em golpes ou acabar se endividando por impulso. Criminosos aproveitam a data para divulgar falsas ofertas que atraem principalmente os consumidores desatentos”, destaca Micheli Oaniéski Viganó, coordenadora do Procon Municipal de União da Vitória.

Além das dicas (veja a baixo), o Procon orienta que em caso de dúvidas os consumidores podem solicitar auxílio na sede do órgão, que fica na Rua Professora Amazília, 593, Centro de União da Vitória.

Veja algumas dicas:

1. Pesquisa de preço:

Existem aplicativos e sites que fazem a comparação de preço de um determinado produto, eles ajudam a escolher o melhor preço e assim você terá condições de avaliar se realmente o produto está em promoção. Se for comprar em uma loja física, a pesquisa também segue valendo.

2. Evite o endividamento:

Na hora de fazer a compra analise os preços e as condições de pagamento e, principalmente se você terá recursos para cumprir com elas. Evite compras por impulso. Cuidado ao repassar seus dados pessoais, atenção com promoções muito exageradas e com o recebimento de links com ofertas que podem direcionar para sites falsos.

3. Compre em sites e lojas confiáveis

Na hora da compra sempre busque informação sobre a loja e o vendedor para saber se está fazendo a compra de um produto de qualidade.  Pela internet, os sites confiáveis possuem um “cadeado” e endereço eletrônico HTTPS, e as informações contidas neles são criptografadas, o que dificulta o acesso a dados pessoais.

4. Vitrines

Produtos expostos em vitrines devem apresentar o preço dos produtos com os valores à vista e a prazo. E quando a prazo, devem mostrar o valor total, números e valores das parcelas e a taxa de juros ao mês.

5. Cancelamento

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), em compras feitas fora do estabelecimento comercial (sites), o consumidor terá 7 dias para “se arrepender” e pedir o cancelamento da compra. Lembrando que o prazo inicia a partir do recebimento do produto.

6. Entrega e Troca

Antes de finalizar a compra, busque esclarecer detalhes, como: o prazo de entrega do produto comprado, quais as formas, se for necessário trocar o produto, se a empresa ou loja possui SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).

7. Cuidado com Pix e Boletos

Recomenda-se evitar sites que aceitam somente pagamento via boleto, já que não passam pela verificação da administradora do cartão, caso haja fraude, reaver o valor pago é bem difícil. Se for pagar no boleto, confira quem é a empresa beneficiária que aparece no momento do pagamento, no aplicativo ou site do banco. Se o nome for diferente da marca ou empresa onde a compra foi feita, a transação não deve ser concluída. O mesmo cuidado é necessário para compras via Pix. É muito importante conferir atentamente o CNPJ da loja ou CPF do vendedor e valores, cruzando-os com os da compra e do vendedor.

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