Rádio Colmeia FM

Professor Jair orienta pais sobre educação escolar e proteção aos filhos

 

Foto: Divulgação

 

Uma nova postura de atendimento às famílias está se desenhando na atuação dos Centros de Referências em Assistência Social (CRAS): permanência dos benefícios vinculada ao ato de manter os filhos estudando. Os programas sociais podem deixar de prestar assistência para famílias que tem filhos evasivos. Essa política pública visa fortalecer o combate à evasão escolar e a prefeitura de União da Vitória está trabalhando para ajudar e orientar os pais, mães e responsáveis para que crianças e adolescentes não fiquem fora da escola. O vice-prefeito, professor Jair Brugnago, ministrou uma palestra, na manhã desta sexta-feira, 14, no CRAS do Rocio, embasado em sua experiência educacional e relacionado ao combate da evasão escolar.

Professor Jair estimulou os pais em ofertar todo o carinho e atenção que os filhos merecem. Na sua mensagem, ele disse que os pais precisam participar da educação do filho, não se esquivarem da responsabilidade, vigiando a postura dos filhos na escola e na sociedade. “O som da chave abrindo a porta é o que toda mãe e todo pai gostam de ouvir”, ilustrou falando da importância dos pais imporem limites e estar acompanhando com quem e onde seus filhos estão, bem como, o estabelecimento de regras sobre horário de chegar à casa, quando saem para se divertir.

O vice-prefeito falou ainda que os pais não podem fugir a sua responsabilidade de acompanhar o desenvolvimento educacional dos filhos, conversando com os educadores e demonstrando ao filho que está valorizando seu aprendizado. De acordo com o professor, os pais e responsáveis não podem se ausentar desse processo e quando não monitoram seus filhos nem percebem se realmente ele assiste às aulas. Ele salientou que a prática religiosa, independentemente da religião, deve estar presente nas famílias. Sobre a participação dos pais nos trabalhos e orientações desenvolvidos pelo CRAS, professor Jair enalteceu a presença e disse que todo o aprendizado e a orientação são muito importantes para todos os aspectos, desde arrumar ou manter um trabalho, até minimizar os problemas e conflitos familiares e sociais.