Ícone do site Rádio Colmeia FM

Professores realizam Conferência de Educação

 

Foto: Divulgação

 

Nacionalmente, os professores pararam nesta quarta-feira, 24, para se integrar a 2ª Conferência Nacional de Educação (Conae).  Cada Núcleo Educacional do município se reuniu isoladamente para discutir os eixos do Plano Nacional da Educação (PNE) e colocar no papel as prioridades.

Em Porto União não foi diferente, os professores das escolas municipais estiveram em sala de aula estudando o PNE. “Estudando os eixos do PNE os professores conseguirão destacar o que mais interessa para a sua Escola”, explicou Rute dos Santos Renner, uma das integrantes da equipe responsável pela elaboração do Plano.

A conferência possui caráter deliberativo e apresenta um conjunto de propostas que subsidiará a efetivação e a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE) pelos municípios e estados, no contexto da construção do Sistema Nacional de Educação, abrangendo especialmente a participação popular, a cooperação federativa e o regime de colaboração.

A principal reivindicação dos professores é a ampliação dos investimentos na educação. Atualmente são investidos 5% do Produto Interno Bruto (PIB), pelo Governo Federal. “Existe a proposta do Conae I que seriam investidos 10% do PIB. O projeto está no Senado e houve a modificação para 5,5%, mas queremos os 10%. Não tem como pensar em melhorar a educação, se não aumentar os investimentos”, enfatizam os professores.

Cada escola escolheu a forma de estudar o PNE. No Núcleo de Educação Infantil (NEI) Criança Feliz, a Diretora Silmara Fatima Amarante Bueno dividiu os professores em dois grupos. Cada grupo estudou uma parte dos eixos, em seguida houve uma apresentação de cada grupo e discussão dos temas. “Assim todos tem o conhecimento dos temas e conseguem debater”, explicou.

Maria Estela Flenick Santos, outra integrante da equipe organizadora, destacou que o PNE não foi um plano feito no gabinete, mas um plano elaborado pelos professores do país. Sendo assim a verdadeira necessidade da educação é enfatizada. “O Plano retrata a necessidade real dos educadores. Por isso é importante este dia para os professores estudarem os eixos do Conae II para que possam reivindicar o que é mais importante neste momento”, finalizou.

O conteúdo do documento deverá nortear as discussões que serão promovidas em conferências livres, municipais ou intermunicipais e estaduais, atividades estas que cumprem etapas preparatórias da CONAE/2014. No dia 15 de maio acontece o encontro Intermunicipal e em Setembro a etapa Estadual.

Foram visitados os NEIs Balão Mágico e Criança Feliz; os Núcleos Educacionais Jornalista Hermínio Milis e São Bernardo do Campo; e o Berçário Maria Luiza Waldraff.

Sair da versão mobile