Rádio Colmeia FM

Profissionais da saúde de Porto União participam de capacitação sobre Saúde Mental e drogas

Foto: Divulgação

Teve início nesta sexta-feira, 21, em Porto União a capacitação Caminhos do Cuidado, disponibilizado pelo Ministério da Saúde. A programação desse primeiro encontro aconteceu na Universidade do Contestado (UnC).

O projeto visa capacitar 100% dos agentes comunitários de saúde do Brasil e pelo menos um técnico em enfermagem ou auxiliar de enfermagem de cada estratégia do município. No total são cinco encontros, chegando a 40 horas, e mais 20 horas que serão realizadas com atividades no local de trabalhos dos agentes. Marisa Langer e Franciele Grosko são as tutoras do curso, coordenando todo esse trabalho nos municípios da região.

O secretário de Saúde, Jair Giraldi, não pode acompanhar a abertura do evento, mas falando em nome de Porto União, Eliane Bradoski, responsável pela organização. “Desta vez, Irineópolis e Porto União participam juntos dessa capacitação. Nós tivemos que oferecer o espaço enquanto que o Ministério da Saúde trouxe os professores, o material e as refeições”, diz Eliane.

A formação é voltada para saúde mental, álcool, crack e outras drogas. “Temos relatos muito positivos dos resultados da capacitação, pois há uma transformação no modo de ver os usuários de drogas, muda a forma de atendimento, que é voltada para um melhor acolhimento e para o cuidado”, explica Marisa Langer.

Como essa capacitação é voltada para a atenção básica de saúde a coordenadora local, Ilse Simione Mibach, acompanha de perto e elogia a ação. “A atenção básica é o coração da saúde de um município, pois é ali que inicia todo o trabalho”, afirma Ilse. “Essa capacitação será muito importante para os funcionários, pois eles serão os multiplicadores nas unidades básicas de saúde com as famílias para trabalhar a prevenção desse mal tão grande, que atinge tantas famílias e destrói tantas delas”, coloca Ilse.

O vice-prefeito Aloisio Salvatti e o prefeito Anízio de Souza estiveram na parte da tarde conhecendo um pouco melhor desse trabalho. “Desejo a todos os participantes que tenham um bom curso e que tirem tudo o que for necessário de informações para que sejam trabalhadas junto a nossa população”, disse Anízio.