Rádio Colmeia FM

Profissional da saúde é primeira a ser vacinada em Porto União

Após a chegada das primeiras doses da vacina contra a Covid-19 em Porto União na tarde dessa terça-feira, 19, a expectativa para vacinar a primeira pessoa era grande. Na manhã dessa quarta-feira, a enfermeira Maria Inês Stonoga Zielinski, foi a primeira a ser imunizada no município. Para ela é muito gratificante estar desde o início da pandemia na linha de frente ao combate à doença, atendendo os pacientes e ser a primeira pessoa a receber a vacina. “A gente ainda fica na expectativa de receber (a vacina) para os nossos pacientes, para os nossos munícipes”, colocou.

Maria Inês afirmou que todo material necessário, como insumos e equipamentos, estão sendo preparados para imunizar a população assim que as outras fases da vacinação forem iniciadas. E que ainda é preciso continuar com as medidas de proteção da Covid-19, como uso da máscara, álcool em gel a 70% e distanciamento físico. “É isso que a gente vai estar fazendo”, disse a enfermeira.

Na oportunidade a vacinadora da unidade central, Ivone Tomacheuski, e a responsável pelo setor de epidemiologia, Dra. Suzanne Leite também receberam as primeiras doses da vacina.

Ivone Tomacheuski
Dra. Suzanne Leite

Foram 307 doses da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan, que chegaram de Mafra a secretaria de Saúde do município. De acordo com o secretário da pasta, Marivaldo dos Reis, a quantidade de doses que chegaram não são suficientes para vacinar todo os funcionários que atuam na área da saúde. Esta quantia será utilizada apenas para imunizar os profisisonais que atuam na linha de frente. “Acredito que no máximo em 15 dias deve estar chegando mais outro contingente”, pontuou.

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2021/01/SECRETARIO-DE-SAUDE-DE-PU-MARIVALDO-DOS-REIS-SOBRE-CHEGADA-DAS-VACINAS.mp3

Para total eficácia do imunizante, é necessário um intervalo de 21 dias após a primeira aplicação mas a segunda dose da vacina será disponibilizada posteriormente.