Rádio Colmeia FM

Programa ao Idoso chega na comunidade do Saltinho

Programa criado em novembro de 2015 já atende cinco comunidades

Foto: Divulgação

No final de 2015, a Secretaria de Saúde e Saneamento de Bituruna criou o programa guarda-chuva Bituruna Mais Saúde e dentro dele está o PAI (Programa de Atendimento ao Idoso). O cronograma inicial previa que seis comunidades do interior do município fossem atendidas até o final de 2016. A equipe médica, que já atendia as comunidades do Crisciume, Augusto Loureiro, Agudo e Reponte, chegou nesta terça-feira, 7, ao Saltinho. Agora os moradores da região não precisam mais se deslocar até o distrito de Santo Antônio do Iratim ou até os postos de saúde na cidade para realizar consultas.

Quem está aproveitando o programa é dona Lidia Tomczyk Sousen, 64 anos. A agricultora faz acompanhamento da bronquite, asma e pressão alta. Junto com o marido Hamilton, o casal compareceu para realizar uma consulta no PAI. “Agora ficou mais perto pra nós, as vezes íamos até Santo Antônio mas não tinha mais consultar naquele dia e perdíamos a viagem”, conta a senhora que mora há 20 quilômetros do distrito e agora fará apenas 10 quilômetros do São Vicente até o Saltinho. O PAI conta com médico, enfermeiro, profissional em saúde mental, nutricionista e conta com o apoio do agente comunitário de saúde da região. Também são levados remédios e realizado encaminhamentos para exames.

 

Foto: Divulgação

O prefeito e o vice-prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho e Rodrigo Marcante, estiveram no início das atividades no Saltinho junto com o secretário de Saúde, Eduardo Conrado. “Este ano 39% dos investimentos feitos foram destinados para a saúde pois sabemos da importância desta área. Mesmo com dificuldades financeiras estamos trazendo mais políticas públicas para o interior”, destaca Claudinei. “Semana que vem também começaremos a atender no Rondon”, completa Rodrigo.

 

Saiba mais sobre o PAI em: http://www.bituruna.pr.gov.br/noticias/exibe/3165/programa-de-atendimento-ao-idoso-facilita-consultas-para-os-moradores-do-interior

 

Via comunicação Prefeitura de Bituruna.