Ontem, dia 1 de outubro foi comemorado o dia nacional e internacional do idoso.
No ano de 2011, o estado de Santa Catarina contava com mais de 600 mil idosos com mais de 60 anos, o que representa cerca de 10% da população catarinense.
O governo do estado realizou nos últimos dias a semana de atenção à saúde da pessoa idosa e envelhecimento, que segundo o secretário adjunto da saúde do estado, Acélio Casagrande, deve continuar.
Santa Catarina conta com um programa de conscientização dentro das casas das pessoas. O interesse é a internação domiciliar, que proporciona muito mais conforto aos idosos.
Nessa semana foi feita a visitação na casa de todas as famílias com idosos e a verificação dos riscos e melhorias que podem ser feitas nos domicílios e que ajudem no bem-estar deles.
A visita é feita a partir de cadastro, que pode ser feito tanto pelos agentes de saúde quanto nos postos mais próximos da residência.
Além disso, o estado conta com um plano de atenção ao idoso. “No plano de atenção ao idoso, nós teremos escrito, de que forma vamos tratar os idosos dentro dos nossos hospitais, quais são os direitos deles. Acima de tudo dar atenção àqueles que tanto trabalharam pelo estado, porque o idoso é uma prioridade no nosso governo”, afirma o secretário.