Rádio Colmeia FM

Programa Ler é Legal inicia a entrega de livros em Porto União

Foto: Divulgação

O município de Porto União, por meio da Secretaria de Educação, possui atividades voltadas ao incentivo a leitura, que integram as ações do Programa Municipal Ler é Legal. Dentro dessas ações existe a semana da leitura, que acontece anualmente no mês de Outubro. Durante essa semana as escolas trabalham temas voltados a interpretação da leitura e concursos, que resultam em premiações.

Nesse ano, a semana do incentivo da leitura teve algumas mudanças. Todo ano era entregue uma premiação ao aluno que se destacava agora essa entrega é feita por meio de sorteio. “Normalmente quem sempre levava prêmios era somente quem lia bastante e tinha na família quem incentivasse a leitura. Este ano conseguimos através de sorteio, destinar quase que um livro por aluno. Dá uma satisfação muito grande ver o que as crianças realizam através da leitura”, afirmou a pedagoga.

O programa Ler é Legal foi criado como uma das metas do município por fazer parte do Plano de Ações Articuladas (PAR), do Ministério da Educação (MEC). Segundo a Pedagoga Geral da Secretaria de Educação e responsável pelo programa, Maria Estela Flenick, existem várias sugestões de atividades, voltadas para as séries iniciais, como palestras, redações e cartazes alusivos ao tema. “Esse programa vem em uma crescente, colocando cada vez mais essas atividades para incentivar a leitura. Porque ela não vai cair de moda, por mais que a internet esteja aí. Ler um livro é fundamental”, destaca.

Todas as escolas do município tem um projeto específico de leitura dentro do programa. “Um exemplo é em uma escola que as crianças levam o livro para casa e a família tem que ajudar a ler o livro e a interpretar a história, para que eles façam um desenho sobre a história do livro”, explicou.