A população de Porto União pediu, mas os vereadores não deram atenção ao pedido feito pelos portunienses. O assunto em questão é o aumento de cadeiras no poder legislativo na “Cidade Amiga”, que dos atuais nove, passou para 11 o pleito eleitoral no ano de 2016.
A pauta sobre o processo n° 36/2015, referente ao Projeto de Emenda a Lei Orgânica Municipal n° 01/2015 de autoria dos vereadores Osmar, Alceu e Maria, com a súmula: “Dispõe sobre alteração do artigo 9º da Lei Orgânica do Município de Porto União”, teve sua primeira votação no dia 02 de junho, tendo na oportunidade seis vereadores que votaram a favor do aumento de cadeiras na Câmara de Vereadores de Porto União. Somente dois votaram contra e um único vereador não deu seu voto. Após a votação do dia 02, a casa de leis deu um prazo de dez dias para a pauta voltar à votação.
Na noite desta terça-feira, 16, os nove vereadores estiveram realizando a discussão e votação do projeto, onde com o mesmo resultado da primeira votação, o projeto com a súmula “Dispõe sobre alteração do artigo 9º da Lei Orgânica do Município de Porto União”, foi aprovado.
A comunidade:
Quando a comunidade soube que em pauta estava à possibilidade de aumentar o numero de vereadores em porto União, muitas pessoas foram conversar com vereadores e até manifestar a sua opinião através das redes sociais e em carta aberta. A moradora Flávia Daniela Dohopiati esteve utilizando da tribuna da Câmara de Vereadores, onde pode dar a sua opinião sobre o referido processo. Na oportunidade, Flávia disse que o projeto não vem de encontro com a realidade atual do Brasil.
Lembrando que a comunidade de Porto União pode utilizar a tribuna da Câmara de Vereadores para falar sobre algum projeto ou fazer a reclamação de algo de sua rua ou bairro, indo ao poder legislativo na quarta-feira na parte da manhã e se inscrever para fazer o uso do espaço na sessão seguinte.
Valores:
Segundo dados no Portal Transparência no site da Câmara de Vereadores de Porto União, o salario de um vereador na cidade seria o ideal de R$ 8.117,43, mas atualmente um vereador recebe 5.400,00 sendo descontados os tributos em vigor por lei.
Votação:
A votação do Projeto de Emenda a Lei Orgânica Municipal n° 01/2015, teve inicio por volta das 21h47, quando o primeiro secretario da casa, leu a pauta e repassou a pasta para o presidente. O presidente Almir Borini, colocou o projeto em discussão e em votação. Foi exatamente ai, quando o vereador Carlos Roderlei Pinto, afirmou que não daria o seu voto sobre o tal projeto. Depois da fala, o presidente colocou o projeto novamente em votação. Confira o resultado: