Rádio Colmeia FM

Projeto Contestado atende alunos da rede municipal de ensino

 

Foto: Divulgação

Resgatar os acontecimentos históricos relacionados a Guerra do Contestado, ocorridos na região entre 1912 a 1916, e expor aos alunos da rede municipal.  Esse é o principal objetivo do projeto Contestado, criado em 2006 pela Universidade do Contestado (UnC) – Núcleo Porto União, por meio do professor Aloizio Witiuk, e desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SEMED) de União da Vitória.

De acordo com a coordenadora de projetos da Semed, Cleri Aparecida Oliveira, esta ação, pioneira na região, oportunizou aos alunos da rede municipal, especificamente, os alunos dos quintos anos, a experiência com a perspectiva da história oral, e o acesso a documentários que relatam e expõem os acontecimentos desse evento importante da história do Brasil. “O acesso a diferentes visões, estudos e narrações sobre os acontecimentos históricos permitiram aos alunos uma visão mais ampla e integral da realidade atual”, explica.

Ela defende que essa avaliação foi possível a partir da análise das diferentes produções dos estudantes após a experiência com o Projeto Contestado. “O ensino de história tornou-se mais significativo e ganhou maior participação dos alunos, o que levou a Semed ao entendimento de que o objetivo de levar os alunos a se sentirem inseridos no processo histórico foi alcançado”, conclui.

O prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, seu vice, Jair Brugnago, e o secretário de Educação, Célio Reginaldo Calikoski, parabenizam os responsáveis pelo projeto pelo sucesso alcançado, e mais uma vez, enaltecem as parcerias firmadas entre a administração municipal e as entidades, para a realização de atividades diferenciadas, que proporcionam mais conhecimentos aos alunos.