Se encerrou na noite desta segunda-feira, 2 de julho, no Colégio Estadual Pedro Stelmachuk em União da Vitória, a primeira etapa do projeto de Intervenção Pedagógica de Prevenção às Violências na escola. O evento era uma parceria do Núcleo Regional de Educação, Vara da família e da Juventude e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) a pedido do Colégio Estadual Pedro Stelmachuk.
O projeto teve inicio no inicio de 2018 no próprio colégio, contando com a presença do Juiz Carlos Eduardo Marttioli, que durante cinco messes realizou encontros onde foram debatido vários temas contra a violência dentro do colégio. Segundo a diretora do colégio, Marcia Coleraus, o principal motivo de trazer tal projeto para o espaço escolar ocorreu no ano de 2016, quando a violência física entre alunos estava bem grande. Em entrevista a diretora destacou como foi importante tal ação e quais os principais desafios dentro do educandário nos dias de hoje.
Segundo dados, a principal violência presente dentro das salas de aula atualmente é o Bullying, e na noite de segunda-feira esse assunto foi debatido na palestra “Adolescência e Contemporaneidade”.
O Juiz Carlos Mattioli em sua fala, agradeceu a procura da direção do Colégio Pedro Stelmachuk para trabalhar tal tema, e assim, prevenir situações piores dentro das salas de aula.
Antes do magistrado deixar o colégio, realizou a entrega de uma camiseta do projeto contra a Evasão Escolar e contra a violência dentro da escola para a diretora, que agora, faz parte das ações em prol da qualidade do ensino e de um ambiente de paz. Vale destacar que o projeto de Intervenção Pedagógica de Prevenção às Violências, tem a coordenação da Professora Solange Alves Pereira.