Ícone do site Rádio Colmeia FM

Projeto EcoCidade: primeira fase de reuniões é finalizada

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A primeira fase das reuniões referentes ao projeto EcoCidade – Preservar é bom, Reciclar é preciso, que contemplou a comunidade do distrito de São Cristóvão, foi concluída na noite de sexta-feira, 31 de janeiro. O último encontro foi realizado com a comunidade da região do Baú Clube de Campo, e aconteceu na Igreja. O projeto é desenvolvido pela administração municipal de União da Vitória, por meio da Secretaria de Assistência Social, envolvendo a constituição da cooperativa de trabalho para os agentes ecológicos, coleta seletiva do lixo e educação ambiental.

A exemplo dos demais encontros, o diretor de Assistência Social e coordenador do Projeto EcoCidade, Sidnei Cieslak, falou do surgimento do projeto, seus objetivos e importância social e ambiental.

Segundo ele, o EcoCidade surgiu pela sensibilidade do prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, e seu vice Jair Brugnago, quando viram a situação dos catadores. E acrescentou que, em outras cidades, são os agentes ecológicos que se organizam e pressionam o poder público para dar suporte e estrutura, visando a realização do trabalho. “Aqui em União da Vitória é diferente. A iniciativa é da Prefeitura”, apontou.

Conforme Sidnei, nesta fase, é fundamental a participação da população. “Nós já criamos a Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos de União da Vitória (Coopertrage) e capacitamos os recicladores. Mas, para que o projeto tenha êxito, as pessoas precisam separar o lixo produzido”, explica. “Além de separar o lixo orgânico (úmido) do lixo seco (reciclável), é necessário lavar os materiais como potes de margarina e iogurte, litros de refrigerantes, entre outros”, exemplifica.

Os materiais recicláveis devem ser colocados em sacos de cor laranja, disponibilizado pela Prefeitura. A coleta acontece às terças feiras e sábados, a partir das 8 horas.

O coordenador projeto ainda ressalta que, o EcoCidade, além de contribuir com o meio ambiente, proporciona condições dignas de trabalho aos agentes ecológicos. “Na Cooperativa eles têm toda a infraestrutura necessária”, reforça.

Durante a apresentação, a comunidade teve a oportunidade de tirar dúvidas e dar sugestões.

A Coopertrage está situada no antigo Terminal do Calcário, no bairro São Sebastião. O local foi cedido pelo Governo do Estado, e a Prefeitura realizou as reformas estruturais e adequações necessária.

Sair da versão mobile