Rádio Colmeia FM

Projeto “Escola de Pais” chega ao fim no Sul do Paraná

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

No ano de 2015, a Vara da Família e da Juventude de União da Vitória, trabalhou muito no combate a Evasão Escolar no Sul do Paraná e o trabalho terá continuidade em 2016.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Mesmo com muitos problemas na área da Educação no Brasil e no Paraná, as ações que são realizadas pela Vara da Família e da Juventude de União da Vitória não para.

Desde o início do ano letivo, mesmo com as greves da classe dos professores, o trabalho de combate a Evasão Escolar já tinha iniciado nas cidades de General Carneiro, Bituruna, Porto Vitória, Cruz Machado, União da Vitória e Paula Freitas.

Segundo a Técnica Judiciária, Cleide Terezinha Schnorr, o trabalho teve como meta principal levar orientação da importância dos pais encaminharam seus filhos para a escola, assim como de acompanhar as ações no dia a dia dentro de sala de aula e das atividades encaminhadas pelos professores para a casa.

Vale ressaltar que mesmo com a greves dos professores, aconteceu em todas as cidades do Sul do Paraná, reuniões individuais em parceria com o Conselho Tutelar, Prefeitura e Escolas, juntamente com os pais e filhos para fazer a orientação de encaminhamento aos bancos escolares.

“Depois que fizemos o trabalho em cada cidade, muitas crianças e jovens voltaram para a escola, mas muitos deles ao ver que a greve “comeu” muitos dias de aula preferiram não voltar para a escola perdendo por total um ano que poderia ser de muito conhecimento. Outro ponto a salientar as reuniões em cada cidade não resolveu foi decidido pelo Juiz da Vara da Família de União da Vitória, Caros Eduardo Mattioli um encontro de três sábados das 8h às 16h, com pais e filhos no Colégio Estadual Túlio de França”. Diz Técnica Judiciaria Cleide.

Como dito pela Técnica Judiciaria, foram três sábados de encontro, aonde pais e filhos vieram para União da Vitória, em uma parceria com as Prefeituras, Ministério Público, Vara da Família e da Juventude, Conselho Tutelar e Núcleo Regional de Educação, foram realizados palestras e oficinas didáticas para levar a importância do conhecimento dentro da escola, para pais e filhos. Nestes encontros, convidados ligados diretamente com a educação foram fazer uma palestra e mostrar as penalidades ao não enviar os filhos para a escola.

No último encontro que foi realizado no sábado, 5 de dezembro, na parte da manhã, foi feito um encontro entre pais e filhos no salão do Colégio Túlio de França e na parte da tarde, oficinas didáticas separadas.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

 

Entrevista:

 

Depois de finalizado os trabalhos de 2015, o Juiz da Vara da Família de União da Vitória, Carlos Eduardo Mattioli, conversou com a equipe de reportagem da Rádio Colmeia e reportou sobre os três encontros realizados em prol de levar orientação para pais e filhos.

 

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2015/12/000EVASÃO-01-JUIZ-MATTIOLI-FALA-DOS-TRÊS-DIAS-DE-TRABALHO-O-QUE-FOI-REPASSADO-E-O-QUE-SERÁ-FEITO-AGORA.mp3?_=1

 

Mattioli comentou que os pais que não cumprirem com o termo assinado no último dia de encontro serão penalizados com multa inicial de três salários mínimos, que hoje está na casa de 788,00 podendo ser aumentado com a questão de não enviar o filho para a escola.

 

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2015/12/000EVASÃO-02-JUIZ-MATTIOLI-FALA-SOBRE-A-PENALIDADE-DE-TRÊS-SALARIOS-MINIMOS-COMO-PENALIDADE-DE-NÃO-ENVIAR-O-FILHO-PARA-A-ESCOLA.mp3?_=2

 

Mesmo com o final de 2015, o Juiz já está trabalhando com a sua equipe para o trabalho de Evasão Escolar de 2016, com temas diversos como Drogas, Violência, Gravides e tanto outros já trabalhados neste ano.

 

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2015/12/000EVASÃO-03-JUIZ-MATTIOLI-FALA-SOBRE-OS-PROJETOS-PARA-2016-E-PARCERIA-COM-OS-CURSOS-D-EPSICOLOGIA-PARA-OS-PROFESSORES.mp3?_=3

 

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia