Rádio Colmeia FM

Projeto Rio Limpo mobiliza a comunidade de Porto União da Vitória

 

Foto: Marciel Borges

 

A união de uma comunidade com interesse de ter um lugar mais limpo e uma água de qualidade para se beber e ajudar as pessoas que trabalham com o lixo reciclável, foi o alvo do projeto da 2ª edição do Rio Limpo, projeto este dos cursos de Engenharia da Fundação Municipal Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv).

No sábado, 4, o parque Ambiental Ary Queiroz, foi o local escolhido para uma ação em prol de uma lugar melhor para se viver sem lixo nas águas do principal rio que corta os estado do Paraná e passa por Porto União e União da Vitória.

O objetivo do projeto é reunir a comunidade para limpar as margens do rio, e mostrar para a população o quanto é jogado de lixo e que ficam nas beiras ao longo do seu percurso.

O evento teve a parceria de várias empresas que estão sempre trabalhando com a sustentabilidade e com novos modos de trabalho utilizando o que a natureza proporcionada sem desmatar ou destruir o que já tem no meio ambiente.

Empresas locais como Ecovele, Novacki, Higibril e outras na esfera estadual como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SESC e Copel.

Muitas ações em prol das pessoas que passaram pelo local foram realizadas como esportes em parceria com a Autarquia Municipal de esportes (AME) orientação na limpeza bucal e na separação do lixo.

Durante a tarde foi realizado várias apresentações artísticas como a apresentação da banda da cidade de Três Barras (SC).

Segundo a professora e coordenadora do curso de Engenharia da Uniuv, Lisandra Kaminski, o projeto tem como meta mostrar para a comunidade o quanto é jogado lixo no rio e fazer uma orientação. “O projeto é mostrar para a população o quanto é jogado de lixo no rio, como sacola, sofá, TV e tantas outras coisas. Um dos fatores que queremos é fazer com a o cidadão jogue o lixo reciclável no lugar certo e não no rio”. Disse a professora.