Ícone do site Rádio Colmeia FM

Projeto Primeira sessão atende alunos da rede municipal de ensino

 

Foto: Divulgação

Proporcionar à criança uma formação integral, levando-a a compreender que há diferentes fontes de cultura e conhecimento, que não estão restritas ao ambiente escolar. Este é o principal objetivo do projeto Primeira Sessão, desenvolvido pela Fundação de Cultura de União da Vitória, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). O projeto conta ainda com o apoio do Setor de Transporte da Prefeitura.

Só neste ano, o Primeira Sessão já levou ao cinema todos os alunos dos primeiros, segundos e quintos anos da rede municipal de ensino, e, atualmente, contempla às crianças dos terceiros e quartos anos. Ao todo, aproximadamente 3.800 alunos já participaram do projeto. E, até o final do ano serão atendidos todos do os alunos do terceiros e quartos anos.

Os filmes ou os desenhos são escolhidos de acordo com a faixa etária e o grau de compreensão dos alunos, e no próximo ano a intenção é ampliar esse projeto, para que sejam atendidas também as crianças do Jardim II e Jardim III.

Para os alunos dos primeiros e segundos anos foi escolhido o desenho ‘Kiriku e a feiticeira’, que, enfatiza elementos da cultura africana, propondo um novo olhar acerca da produção cinematográfica, levando os expectadores a vivenciar os valores culturais africanos de forma prazerosa. “Além disso, enfatiza a coragem e a necessidade de enfrentarmos os medos”, observa a coordenadora do projeto, Cleri Aparecida Oliveira.

O filme, ‘E.T – Extraterrestre’ foi selecionado aos alunos dos quartos e quintos anos. E, a narrativa levanta a possibilidade da existência de vida em outro planeta e aponta a beleza de uma relação de amizade entre um extraterrestre e um menino. De forma bela e humorada o filme apresenta a fragilidade das famílias, especificamente a ausência dos pais na vida dos filhos, e a importância da amizade no desenvolvimento de belas atitudes e sentimentos. “Sem dúvida esse filme possibilita grandes discussões e propostas de atividades que ressaltem a importância da vida, da amizade, da imaginação, de uma postura de abertura para o diferente e de viver emoções belas”, sugere Cleri.

Já o filme que trata da invenção do cinema e traz a oportunidade de conhecer a história de George Mellié, um nome importante na história cinematográfica, ‘A invenção de Hugo Cabret’, foi exibido aos alunos dos quintos anos. “Evidenciando a discussão acerca da função social da tecnologia e do cinema, mostra a importância da sensibilidade e do conhecimento histórico, cultural, tecnológico, estético para a produção da arte cinematográfica”, acrescenta coordenadora do projeto.

Ela ainda ressalta a importância do apoio do prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, seu vice, Jair Brugnago, e do secretário de Educação, Célio Reginaldo Calikoski, na realização do projeto.

Sair da versão mobile