Foram 10 anos de trabalho, para levar a população, boa música, teatro e a valorização dos artistas de Porto União da Vitória e região.
Na noite de quarta-feira, 27 de abril, a Casa Cultural Aníbal Khury (Castelinho) que faz parte da Secretaria de Cultura de Turismo de Porto União, realizou a última Tertúlia, que foi idealizado pela professora Therezinha.
O Projeto Tertúlia teve inicio no ano de 2007, na sede da Casa Cultural Aníbal Khury, em Porto União, com um pequeno grupo de amigos que se reuniram para contar e trocar ideias sobre a valorização da cultura de Porto União. Com a ideia lançada, a senhora Therezinha Wolff, solicitou através de vários ofícios para o departamento de Cultura de Santa Catarina, uma ampliação no espaço cultural, onde Therezinha chama de puxadinho, que não prejudicaria o prédio histórico e daria espaço para outras ações culturais. Porém, o Governo de Santa Catarina não liberou recursos. Com a negativa, a ideia foi ir para outro espaço que foi o salão menor do Clube Concórdia, que fica as margens do rio Iguaçu, na cidade de Porto União, e ao meio do ano de 2015, a Secretaria Municipal de Educação de Porto União, passou por uma reforma e teve garantido um amplo salão de reuniões que foi emprestado toda última quarta-feira do mês para o evento cultural.
Com a mudança na economia do Brasil, que vem atingindo fortemente a cidade de Porto União, o prefeito Anízio de Souza, junto à equipe de administração e finanças, tiveram que apertar os cintos para equilibrar o Limite Prudencial da cidade. Com isso, muitos colaboradores chamados de cargo de comissão, foram dispensados e uma delas foi à professora Therezinha Wolff. Com a saída da agora ex-coordenadora do Castelinho, o Projeto Tertúlia teve o seu fim.
Muitas apresentações foram realizadas na noite de quarta-feira, 27, que contou com a presença de artistas e do secretário de Cultura e Turismo de Porto União, José Carlos Gonçalves e do prefeito Anízio de Souza.
Gonçalves, ao conversar com a reportagem da Rádio Colmeia, destacou o trabalho da professora Therezinha Wolff, e disse que o nome Tertúlia, está finalizado, pois a criação foi da senhora Therezinha. Porém, o projeto de dar espaço para os artistas e ajudar as entidades continuará.
O prefeito de Porto União, Anízio de Souza, também parabenizou a professora Therezinha pelo trabalho. Ele espera que a situação econômica volte a melhorar para que a professora volte para o Castelinho, e tenha a volta da Tertúlia, que faz parte da história de Porto União.
Durante todas as apresentações foram comentadas as datas comemorativas do mês de abril, como o dia do Jornalista, do Teatro, da Música, e tantos outros. Todos os áudios foram colocados para a comunidade ouvir como propagandas antigas e a chamada do Repórter Esso.
A cada apresentação os artistas agradeciam a professora Therezinha Wolff, por proporcionar o espaço para cada pessoa mostrar o seu talento. Os alunos da Escola Professor Germano Wagenfuhr, junto a jovem Nayara Souza, fizeram uma linda apresentação para agradecer por tudo. O fim, foi de muitos aplausos.
A professora Therezinha Wolff, falou com a reportagem e disse da última Tertúlia e das apresentações da noite.