Rádio Colmeia FM

Pronatec inicia mais cursos de qualificação em União da Vitória

 

Foto: Divulgação

 

A Prefeitura, por meio da secretaria de Ação Social, apresenta a demanda de qualificação e o SENAC, assim como Instituto Federal do Paraná (IFPR), atua como realizador do curso sugerido. Disso a parceria entre Ação Social e SENAC para promover curso de cabeleireiro para pessoas que têm interesse em formação profissional e não dispõe de recursos financeiros. Duas turmas tiveram início das aulas nesta segunda-feira, 15, um pela manhã outra à noite. Ainda, teve início outro curso de Computação no período vespertino.

 

Curso de Cabeleireiro:

 

A formação visa aliar conhecimento teórico com prática, num total de 400h/aula. A parte de teoria é primordial para sustentar a atuação de um profissional que pode se empregar ou montar seu próprio negócio. O curso prevê uma disciplina que ensina justamente como montar e gerenciar um negócio próprio atendendo questões ambientais (destinação correta), saúde, bem estar e segurança do trabalho.

Após ter as noções teóricas, os alunos poderão desenvolver a prática efetuando não apenas cortes de cabelo, mas aprendendo fazer escova permanente, mechas, e demais serviços disponíveis no setor e buscados pelos clientes. Com previsão para terminar no final de fevereiro de 2014, o curso vai diplomar e certificar cada um dos 20 estudantes. Na apresentação, os alunos opinaram num consenso de que estão se qualificando para melhorar ou criar uma forma de renda.

 

Operador de Computador:

 

Pensado num público que pretende se inserir no mercado de trabalho e estar capacitado nos sistemas de informática, a Ação Social solicitou o curso de operador de computador. Nele, o SENAC ministra o aprendizado que tem como objetivo capacitar os alunos na operação de sistema operacional, hardware e software. Também, a digitação e edição de textos, tabelas, apresentações e navegação na internet.

A secretária de Ação Social, Mônica Andrea Barcelos do Amaral, observa que o mercado de trabalho é exigente e é fundamental a qualificação profissional. Segundo ela, o curso de cabeleireiro tem sido procurado especialmente por mulheres que buscam autonomia ou melhorar a renda familiar. Mônica comemora o fato de poder ofertar esses cursos e permitir que as pessoas projetem uma melhor qualidade de vida.