O Programa Saúde na Escola (PSE) transcorre em União da Vitória com incentivos da prefeitura por meio da parceria de ações de três secretarias: saúde, educação e esportes.
Não por menos, a saúde também é uma questão que passa pela educação, setor que tem na atividade física, principalmente por meio da prática de esportes, uma importante aliada na questão comportamental.
O PSE visa a integração e articulação permanentes da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população. Em União da Vitória, 22 escolas estão sendo atendidas. São mais de 3.100 alunos que têm acesso às 12 ações da grade de atividades que neste ano tem como novidade a inclusão do programa “Crescer Saudável”.
Trata-se de um conjunto de ações implementadas a partir de 2019 no âmbito do PSE, com o objetivo de contribuir com a prevenção, controle e tratamento da obesidade infantil. Com isso, será evidenciada a vigilância nutricional, promoção da alimentação adequada e saudável, incentivo às práticas corporais e de atividade física, com ações voltadas para oferta de cuidados principalmente para as crianças que apresentam obesidade.
Para tanto, a prefeitura conta com o respaldo dos profissionais das secretarias envolvidas e, também, com a participação de acadêmicos do curso de Nutrição da Uniguaçu.
Mediante a avaliação nutricional, em casos de alterações, a criança passa a ser acompanhada pela unidade de saúde de seu bairro.
As 12 ações
1 – Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti
2 – Promoção das práticas Corporais, da Atividade Física e do lazer nas escolas
3 – Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas
4 – Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos
5 – Prevenção das violências e dos acidentes
6 – Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação
7 – Promoção e Avaliação de Saúde bucal e aplicação tópica de flúor.
8 – Verificação da situação vacinal
9 – Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil
10 – Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração
11 – Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS
12 – Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração