Após a despedida das doutoras Maritza e Betuel, o programa Mais Médicos do Governo Federal encaminhou duas novas médicas para o município de Porto União.
Na tarde do dia 28 de junho, a coordenadora de Saúde, Ilse Simioni, esteve em Florianópolis para buscar as duas novas médicas disponibilizadas pelo programa. Yerania Galindo Ramos e Nayivier Monila Perera vieram de Cuba para o Brasil muito esperançosas, esta é a primeira vez que as duas participam do programa em nosso país. Elas já trabalharam em países como Equador, Venezuela e Bolívia.
Já na manhã dessa quinta-feira, 29, o secretário de Saúde, Marivaldo dos Reis, de Santa Isabel, recepcionou as cubanas na sede da Secretaria de Saúde. Quando perguntado como se sentem chegando à Porto União, Yerania comentou, “Estou muito emocionada com o acolhimento que fizeram para nós”. Nayivier falou sobre a qual é o maior objetivo da vinda para o Brasil, “Esperamos continuar com o maravilhoso trabalho que as doutoras anteriores fizeram e que a população nos aceite porque viemos para trabalhar com muito desejo de ajudar a promover a saúde básica”, completa.