Após a reeleição da Presidenta Dilma Rousseff, o mercado financeiro apresentou índices negativos com a bolsa brasileira, assumindo uma queda de 6%, o dólar alcançando o nível de R$2,56, tendo cotação mais alta, desde o ano de 2005.
Na manhã de hoje, (28), por volta das 10h30, à cotação desceu para 1,05%, deixando o dólar valendo R$2,497.
O pregão da Ibovesta, teve uma alta de 2,30%, e a Petrobras, apresentou na segunda-feira uma baixa de 12% , mas nesta manhã já subiu 3,85%.
Dilma afirmou que pretende impulsionar as atividades econômicas, em especial com as indústrias, prometendo conversar com o mercado para assim avançar nas políticas fiscais, impulsionar a economia e focar no combate à inflação.
O ministro da Fazenda Guido Mantega, afirmou logo após a queda da bolsa de valores, que a queda não tinha relação nenhuma com a reeleição da Presidenta. “Hoje, todas as bolsas estão caindo. Vocês não vão me dizer que é pelo processo eleitoral do Brasil. Esta tendo queda de commodities no mundo, isso afeta as ações do Brasil. As eleições também afetam a bolsa, causa volatilidade de todo tipo, com o fim das eleições esse cenário tende a amainar.”
Até então nos últimos meses, a economia brasileira tem somente apresentado índices econômicos extremamente negativos.