Esse rosto já esteve nas mãos da maioria dos brasileiros por aí
A moça com louros na cabeça e com um olhar fixado ao horizonte, está presente em todas as cédulas de Real, juntamente com algum animal da fauna brasileira e certamente você já a viu por aí. Ela se trata de uma efígie, criada por Benedicto Rodrigues em 1970. Desde o nascimento, a icônica personagem deixa muitos brasileiros curiosos por aí.
Mas primeiro, vamos entender o que é uma efígie. Bom, o nome é utilizado para representar qualquer figura com feições humanas presente em cédulas, independentemente do local. É importante citar que nem sempre as efígies são pessoas reais, podendo ser uma representação de traços tipicamente tradicionais.
Mas olha, existem rumores de que o desenho feito por Benedicto Rodrigues teve como musa inspiradora a atriz Tônia Carrero. O Designer nunca confirmou essa suposição, mas os familiares disseram que houve sim uma influência.
A nossa efígie brasileira tem nome e se chama Marianne, o rosto é inspirado indiretamente pela obra “A Liberdade Guiando o Povo”, pintada em 1830 pelo artista francês Eugène Delacroix e o nome se trata de uma junção dos dois nomes mais comuns na França, Marie e Anne.
**Via O Hoje