Rádio Colmeia FM

“Quem está com Covid tem que respeitar exatamente como preconiza a epidemiologia”, diz secretário de Saúde de UVA

Foto: Rádio Colmeia

A secretaria de Saúde de União da Vitória está mudando seus sistema de informações do privado para o público. Com isso, todas as demandas ofertadas serão realizadas pelo Sistema Único de Saúde. Exames laboratoriais, de imagem ou medicamentos terão que passar pelo sistema do SUS. De acordo com o secretário, Fernando Ferencz, a mudança dará menos despesas.

Em entrevista ao Jornal Colmeia o secretário também comentou a alta no número de casos. Atualmente o município tem 131 casos ativos e 44 suspeitos. São 138 óbitos, com o 138º registrado nesta segunda-feira, 4. Ferencz orienta a população para que continuem seguindo todas as restrições necessárias. “É muito importante a população se atentar a essa situação das restrições sanitárias e variantes”, disse.

Apesar da alta nos novos casos, as internações estão baixas. A ocupação dos leitos de UTI está em 35% e 17% dos leitos de enfermaria. Mas o secretário atenta que as pessoas não estão se cuidando. “Aquele que está com Covid, que tem que fazer o isolamento domiciliar, tem que respeitar exatamente como preconiza o pessoal da epidemiologia”, comentou.

Ele também comentou das ações voltadas ao Outubro Rosa. Todas as Unidades de Saúde (UBS) estão abertas no dia 23 das 8h às 16 horas para realizar exame preventivo e agendar a mamografia para o diagnóstico precoce.

Você pode acompanhar a entrevista completa do secretário aqui:

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2021/10/FERNANDO.mp3