Ícone do site Rádio Colmeia FM

Reforma da Casa da Família dos Amazonas está em ritmo acelerado em UVA

Divulgação

A obra de recuperação da Casa da Família do Coronel Amazonas, localizada na avenida Abilon de Souza Naves, no distrito de São Cristóvão, segue em ritmo acelerado e a empresa está seguindo todas as orientações do projeto original da casa para preservar um dos principais pontos do início da história da cidade de União da Vitória.

A casa azul, como é conhecida quando foi construída foi feita toda de madeira e a empresa Construtora Alvir Lopes Ltda, segue todas as informações do projeto para que a população tenha a mesma casa. Os profissionais que estão fazendo o serviço, já fizeram a troca de muitas madeiras da parte interna e externa da moradia como também do chão da casa e outra equipe atua na reforma do telhado e forro. Além da parte da madeira a empresa também deve fazer todo o serviço da parte elétrica.

Divulgação

Segundo o projeto e informado no edital de licitação, serão substituídas as peças danificadas do telhado, forro, paredes e estrutura em geral, respeitando os modelos e materiais atuais, para preservar a casa da maneira como ela era quando construída. Também será feita a parte elétrica da casa, visando a segurança e estabilidade do patrimônio. Após as obras a casa será pintada, na cor característica azul.

O valor utilizado na reforma da casa veio de recursos destinados pela Câmara de Vereadores de União da Vitória no valor de R$ 94.450,00 reais. A empresa que venceu o processo licitatório foi a Construtora Alvir Lopes Ltda, e tem o prazo de 90 dias para entregar a obra. Os serviços tiveram início no dia 28 de setembro de 2020.

Divulgação

História:

Segundo informações do senhor Odilon Muncinelli ao blog “Onde fica Porto União”, a Casa do Amazonas também conhecido como a casa de cor azul, localizada no distrito de São Cristóvão, foi construída no ano de 1946 e está residência seria uma segunda casa com as mesmas caraterísticas da que foi destruída no ano de 1880. Outra informação que na Casa do Amazonas, na verdade quem residia lá era o filho do Coronel Amazonas o jovem Amazonas Marcondes Filho, mais conhecido como “Amazoninhas” que era casado com Sarah Pimpão Marcondes e uma das provas que a firma que a residência era do filho do Coronel Amazonas é as iniciais que tem na fachada da casa “AMF” que significam Amazonas Marcondes Filho. O casal tinha três filhas Maria Josefa (a Mimi), Maria Júlia e Maria da Conceição, as três Marias, daí a origem da denominação “Vila Maria”.

Divulgação

O professor de história Nivaldo Antônio Oliskovicz, também colabora com dados históricos de União da Vitória e destaca que a Casa do Amazonas também conhecida como a Fazenda dos Amazonas, foi construída próximo da estrada de ferro que passa na frente da residência. Se não existisse a estrada de ferro possivelmente a fachada da casa teria sido construída em direção ao rio Iguaçu, para a cidade de Porto União, onde fica oficialmente a casa do Coronel Amazonas na rua Coronel Amazonas, na quadra entre o Clube Concórdia e a Ponte Machado da Costa.

Divulgação
Sair da versão mobile