Rádio Colmeia FM

Réplica do Avião do Capitão Kirk volta para a praça

Foto Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Após dois anos de um trabalho com muitos detalhes a Réplica do Avião do Capitão Ricardo Kirk, voltou ao seu local de destaque na manhã desta terça-feira, 31 de dezembro.

A Réplica do Avião foi colocado na praça que leva o nome do Capitão no ano de 2015, quando foi lembrado os 100 anos da morte de Ricardo. Depois de algum tempo devido ao fator climático a Réplica apresentou problemas na sua estrutura, sendo necessário a sua retirada do local e passar um amplo trabalho de recuperação e com material especial.

Para que todo o material fosse disponibilizado levou cerca de um ano e meio e ao todo mais de dois anos para se ter uma estrutura sólida.

O trabalho de recolocação da Réplica iniciou às 7h, sendo usado dois caminhões do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado de Porto União, que às 7h30 já se colocaram na praça, tendo o início a montagem do charuto com as asas e às 12h, todo o trabalho foi concluído.

Durante a montagem na praça da Réplica a senhora Irene Winter, esteve no local, junto com o seu marido e lembrou do tempo que também esteve no comando de uma aeronave e destacou a felicidade de ver a Réplica do Avião do Capitão Ricardo Kirk, na praça. Confira:

 

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2020/01/HOJE-REPLICA-01-PILOTO-DE-AVIÃO-A-SENHORA-IRENE-WINTER-FALA-DOS-SEU-TEMPO-COMO-PILOTO-E-DA-ALEGRIA-DE-VER-A-REPLICA-NA-PRAÇA0.mp3?_=1

 

 

Todo o trabalho de recuperação da Réplica foi feita pelo Grupo denominado Kirkianos, que foram os responsáveis pela criação do avião no ano de 2015, na inauguração da praça e agora reafirmaram o seu amor e respeito a história. O professor e historiador Aluízio Witiuk, falou do trabalho de recuperação e de todos que ajudaram. Confira:

 

https://colmeia.am.br/wp-content/uploads/2020/01/HOJE-REPLICA-02-PROFESSOR-E-HISTORIADOR-ALUIZIO-WITIUK-FALA-DA-RECUEPRAÇÃO-DA-REPLICAÇÃO-DO-AVIÃO-DO-CAPITÃO-RICARDO-KIRK.mp3?_=2

 

O acidente que vitimou o Capitão Ricardo Kirk, ocorreu no dia 1° de março de 1915, durante a Guerra do Contestado, quando o militar, sobreviva a região de General Carneiro, no Sul do Paraná, e o avião veio a perder altitude e caiu na região de Marco 5.

O corpo do Capitão Ricardo Kirk, foi enterrado em Porto União, e segundo informações no ano de 2015, quando foi inaugurado a praça a família levou os restos mortais para o Estado de São Paulo.

Foto Marciel Borges/ Rádio Colmeia