Ícone do site Rádio Colmeia FM

Representantes do Instituto SIM debatem parcerias com a prefeitura de União da Vitória

 

Foto: Divulgação

 

Ampliar os projetos Primeira Audição e Estação Música, desenvolvidos em uma parceria entre a Fundação de Cultura de União da Vitória e a Banda Sinfônica do Instituto Sempre Incentivando Música (Instituto SIM). Esse foi o objetivo da reunião realizada na tarde dessa terça-feira, 21, entre o prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, o vice Jair Brugnago, o diretor presidente da Fundação Cultura, Delbrai Augusto Sá e representantes do Instituto.

Na oportunidade, o presidente do SIM, Vitor Lotoski, o maestro Marcelo Storck e o percussionista e também professor, Marcos Saldanha, solicitaram o auxílio da prefeitura na viabilização de propostas que permitam receber recursos federais e demais formas de ajuda do poder público.

Durante o encontro, eles ainda pediram a doação de um terreno para a construção da sede própria do Instituto.

Lotoski agradeceu ao prefeito e ao vice pela atenção dispensada. “Obrigado por terem nos recebido e terem demonstrado apoio à continuidade de nosso projeto social, bem como terem demonstrado interesse em firmarmos uma parceria para a potencialização e crescimento dos projetos culturais do Instituto SIM”, ressaltou.

Para o vice prefeito, que é também professor, por meio da música, por exemplo, é possível tirar jovens e adolescentes das ruas, e a partir daí, dar condições para que estes possam até se profissionalizar na área musical. “O futuro também se faz por meio da cultura e da arte”, observa.

O prefeito reforça que, as ações culturais de sua administração devem atender, principalmente, àquelas pessoas com menor poder aquisitivo. “Vamos trabalhar para levar cultura para aqueles que ainda não tem o contato com a arte, proporcionando acesso a peças teatrais, exposições, cinema, entre outras atividades”, ressalta.

Em relação as propostas debatidas durante o encontro, Pedro Ivo e Jair destacam que, serão analisadas para verificar de que forma a administração municipal pode contribuir com o Instituto.

 

Primeira Audição e Estação da Música

 

Inicialmente, os projetos, de autoria do maestro Marcelo Storck, foram desenvolvidos na Acauva e Escola Oficina. Após, estenderam-se às escolas municipais. Agora, é estudada nova ampliação.

O projeto Primeira Audição consiste em realizar um pequeno concerto didático nas entidades. Após o concerto, os instrumentos nele utilizados são demonstrados, o que culmina em outro projeto denominado Estação da Música, que possibilita aulas de formação musical. Primeiro são ministradas aulas teóricas, seguidas de práticas.

 

Banda Sinfônica do Instituto SIM

 

De acordo com Delbrai, os alunos que destacam-se nas aulas integram a Banda Sinfônica do Instituto SIM. Desde o início do projeto já foram integrados cinco alunos à Banda, segundo ele.

Sair da versão mobile