Rádio Colmeia FM

Ressocialização: prefeitura de União da Vitória e Depen firmam convênio para detentos

Imagem Ilustrativa

Detentos da Cadeia Pública de União da Vitória com bom comportamento e penas leves estão trabalhando no município por meio do convênio firmado entre a prefeitura e a Secretaria de Estado da Segurança Púbica do Paraná/ Departamento Penitenciário (Depen). O objetivo é promover a ressocialização e inserção dos detentos na sociedade após cumprirem suas penas.

De acordo com o prefeito Bachir Abbas, 20 detentos já estão prestando serviços a sociedade, atuando em diversas secretarias. “Se os detentos ficam o dia inteiro na cadeia sem fazer nada, como eles vão se readequar, se ressocializar? Então é um trabalho que tem surtido grandes resultados”, disse.

O trabalho de pintura e parte de cobertura da Estação foi realizada por alguns detentos. Há também detentos atualmente trabalhando na secretaria de Obras, como mecânico e também eletricista.

Ainda segundo Abbas, eles recebem um salário mensal de aproximadamente mil reais. 25% desse valor, o que totaliza R$ 250 é destinado ao Depen e, 75% correspondente a R$750 fica em uma poupança para o detento. Ele só poderá ter acesso a esse dinheiro após cumprir sua pena ou suprir a necessidade de sua família.