Rádio Colmeia FM

Reunião com Atenção Primária serve para apresentar PMSP 2014/2017

Foto: Divulgação

Na reunião mensal com a equipe da Atenção Primária em Saúde (APS), composta por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde e demais funcionários das unidades de saúde, foi apresentado o Plano Municipal de Saúde Pública (PMSP) para os próximos quatro anos. A atividade organizada pela Fundação Municipal de Saúde (Fusa) União da Vitória ocorreu na 6ª Regional de Saúde, nesta quarta-feira 11.

A diretora superintendente da Fusa, Margarete Olivo, comandou a reunião e explicou que o objetivo foi realizar a apresentação do PMSP, como parte do fechamento das atividades de 2013. “Apresentamos o plano para que a equipe saiba qual vai ser o formato de trabalho a partir de 2014”, disse. Segundo ela, ainda estão sendo aceitas sugestões e alterações no Plano que está sendo finalizado com participação dos funcionários e população, representada pelo Conselho de Saúde.

O PMSP é instrumento de gestão e prevê ações desde o segundo ano de mandato até o primeiro da próxima gestão. A atual gestão, em 2013, seguiu a previsão realizada na administração anterior. Conforme Margarete, na elaboração do novo plano se ateve a diretrizes e metas. “São 14 diretrizes de trabalho, com metas de desempenho para o município, respeitando as características locais”, salientou. Também elaboradas em conjunto com as diretrizes e metas do ministério da Saúde e secretaria de Estado da Saúde.

 

Ações previstas:

 

Está prevista a reestruturação física de várias unidades, com projetos de reforma, ampliação e novas unidades, e revisão do organograma atual de funcionamento da secretaria municipal de saúde. “Tudo que estava no plano de governo foi colocado, agora com metas, para que elas de fato aconteçam”, justifica a diretora.

Sobre a proposta do prefeito Pedro Ivo Ilkiv de trabalhar amplamente a prevenção, segundo Margarete essas ações estão agregadas na diretriz de vigilância em saúde que assume um fluxo e organização maior. Ela é composta pela vigilância epidemiológica, sanitária, em saúde ambiental e saúde do trabalho. “É esse setor que vai trabalhar a prevenção e promoção em saúde”, acrescenta. Desde o início do mandato, Pedro Ivo sempre tem abordado essa questão e tem trabalhado, na articulação política e viabilização de recurso, para efetivamente ampliar e qualificar a prevenção e a promoção de saúde em União da Vitória. Exemplo disso é a conquista da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h que já teve a liberação da 1ª parcela de recursos.