Ícone do site Rádio Colmeia FM

Reunião da Amsulpar trata de recurso de multa da Petrobras pela exploração do xisto

Divulgação

Os prefeitos da Amsulpar se reuniram na manhã dessa sexta-feira, 05, em União da Vitória, com o deputado estadual e líder do governo no Paraná, Hussein Bakri, para discutir projetos de desenvolvimento da região que terão recursos provenientes acordo para que a Petrobras.

O acordo para que a Petrobras pague cerca de R$ 480 milhões pela exploração do xisto no Paraná foi fechado no ano passado e em abril desse ano firmado o compromisso do Governador Ratinho Júnior com os prefeitos.

O acordo é fruto de uma divergência que se arrastava há anos a respeito da compensação financeira paga pela Petrobras ao município de São Mateus do Sul e ao Estado do Paraná pela exploração do xisto. O total de cerca de R$ 480 milhões começou a ser pago em dezembro de 2022 e será parcelado em 60 vezes.

Pelo acordo, além dos setores de saúde e educação já determinados em lei, esses royalties do xisto também poderão ser aplicados em energia, pavimentação, tratamento de água, irrigação, meio ambiente e saneamento básico.

Sair da versão mobile