Rádio Colmeia FM

Reunião define ação emergencial para solucionar problema de animais

Foto: Divulgação

O prefeito Anízio de Souza comandou na manhã desta quarta-feira, 1° de abril, uma reunião na sala de reuniões do gabinete, onde foram definidas algumas decisões para castração de animais de rua. Estiveram presentes o vice-prefeito Aloísio Salvatti, o secretário de Administração, Paulo Buch, a veterinária da Secretaria de Agricultura, Ester Drosdoski e o funcionário da Secretaria de Obras, José Alves.

Na reunião ficou definido que emergencialmente, enquanto não é firmado o convênio com a Uniguaçu, através do curso de Medicina Veterinária, quatro cães seriam levados para a instituição, que fará a castração dos animais. Na tarde de quinta-feira, a equipe comandada por Ester conseguiu capturar os quatro cães.

De acordo com ela, dos quatro animais capturados, já foram encontrados donos para três deles.

Foto: Divulgação

Segundo a veterinária com esse convênio o objetivo da administração municipal é diminuir a proliferação de animais soltos nas ruas da cidade. “Dentro dessa proposta existe o trabalho de esclarecimento e conscientização dos munícipes sobre os benefícios das castrações e também uma conscientização para que não haja o abandono destes animais”, explicou.

O município não tem como criar um local para abrigar esses animais, devido à dificuldade em manter um local adequado para o abrigo, e também porque não é o objetivo criar um “depósito” (muitas vezes definitivo) para estes animais. “Isto acaba incentivando ainda mais o abandono, nosso objetivo é realizar as castrações e conscientizar a população a ter a posse responsável”, enaltece Ester.

O prefeito acredita que está é uma solução a médio e longo prazo para esse problema. “É um trabalho de longo prazo, mas que deve ser iniciado em nossa cidade. Estamos definindo esse convênio, e ele será passado para o jurídico da prefeitura para que tudo seja feito de uma forma legal”, falou Anízio.