Rádio Colmeia FM

Reunião discute ação em prol de ajudar o Hospital São Braz

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito Anízio de Souza, o vice-prefeito Aloísio Salvatti, e os secretários Paulo Buch (Administração), Ricardo Dragoni (Finanças) e Jair Giraldi (Saúde), participaram na manhã desta sexta-feira, 21, de uma reunião convocada pela câmara de vereadores de Porto União com os diretores do Hospital São Braz e da Mitra da Diocese da Igreja Católica de Caçador, (responsável pelo Hospital).

Na reunião a diretoria técnica do hospital apresentou uma prestação de contas, explicando os problemas financeiros que a entidade está passando, devido aos atrasos nos repasses dos Governos Federal e Estadual.

“Todos nós viemos aqui para discutir soluções para os problemas financeiros que o hospital São Braz têm. Temos outros problemas pontuais no hospital com relação ao SUS que devemos resolver também”, falou o secretário de Saúde.

De acordo com ele, atualmente, o município já faz um repasse mensal de mais de 90 mil reais ao hospital, sendo 25 mil reais por meio de contratos e o restante disponibilizado por meio de oito médicos para o atendimento da população no hospital (valor de mais de 65 mil reais).

“A situação do hospital é preocupante, pois o custo do hospital é grande, mas foi importante porque todos os membros do hospital e da igreja estavam presentes e muita coisa foi esclarecida. O hospital está pedindo ajuda do poder público, através da câmara e da prefeitura para auxiliar a instituição. A partir de hoje as coisas irão melhorar e aos poucos vamos ajudar a situação do hospital”, afirmou o vice-prefeito Salvatti.

Anízio acredita que um novo rumo deve ser tomado para que as finanças do hospital melhorem. “Quero parabenizar a câmara pela convocação dessa reunião. Que bom que aconteceu, pois a partir desta reunião saímos daqui com uma posição definida. Uma coisa ficou mais clara, faltou criar um novo sistema de gestão. Vejo pessoas aqui que deram a vida pelo hospital, os médicos se doam ao hospital. Isso não pode ficar dúvida. Também a conversa não pode ficar só nessa reunião, precisamos aprofundar com todos e achar soluções para auxiliar o hospital que é importante para Porto União, e que no próximo ano possamos comemorar tranquilamente seus 90 anos de existência”, explicou o prefeito.

Estiveram presentes o presidente do Hospital, Mariano Bordon Sosa, o administrador, Darci Ferreira da Costa Filho, contador do hospital Cesar Calisto, médicos, o Bispo Severino Clasen, o pároco da Igreja de Porto União, Padre Valdir do Nascimento e demais membros da igreja.

 

Via comunicação Prefeitura de Porto União.