Rádio Colmeia FM

Reunião com recicladores define novas ações de organização

Foto: Divulgação

A Prefeitura de União da Vitória trabalha a proposta de organizar todo o sistema de coleta seletiva de materiais recicláveis no município e o processo para estabelecer amplo projeto de conscientização e reciclagem. Já está formada legalmente a cooperativa que vai gerenciar o sistema e instalado o programa EcoCidade. O intuito final é recolher e comercializar devidamente separado, esses materiais, na estrutura do antigo terminal de calcário repassado pelo Estado ao município, neste ano.

O prefeito Pedro Ivo Ilkiv relatou as ações já desenvolvidas e mencionou as dificuldades burocráticas enfrentadas para concretizar a formalização da cooperativa e ter o aval final na liberação desse espaço, bem como a reforma necessária para adequar o local. No processo de reciclagem a Prefeitura primeiramente vai trabalhar na linha da conscientização. “Estamos planejando para iniciar essa parte do trabalho em janeiro de 2014”, disse o prefeito. Pedro Ivo destacou que vai participar ativamente das reuniões em associações de moradores, nos bairros, e demais entidades conforme detectada a necessidade, visando divulgar a proposta e chamar atenção para a importância da reciclagem. “Estaremos, ao mesmo tempo, protegendo o meio ambiente e gerando renda”, salientou o prefeito.

O coordenador do Projeto EcoCidade e colaborador do projeto de reciclagem, Sidnei Cieslak, reforçou a importância que terá a realização de reuniões e uso das ferramentas de divulgação para fortalecer a proposta. Segundo ele, a Prefeitura dará o suporte necessário, especialmente no que tange a infraestrutura operacional, para que, futuramente, a Cooperativa se viabilize de forma autônoma.

Pedro Ivo observa que o objetivo é criar condições dignas de trabalhado aos recicladores. “Queremos que vocês façam três refeições dignas por dia, num restaurante junto a central de reciclagem, tenham um chuveiro à disposição”, disse. “Vamos desenvolver um grande projeto. Tenham a certeza de todo o nosso empenho”, reforçou Pedro Ivo. Para os trabalhadores chegarem até o local, a prefeitura pretende disponibilizar transporte e o grupo fará o serviço de separação para comercializar posteriormente.