Rádio Colmeia FM

Rotam do 27º BPM ministra palestra na Uniguaçu

Foto: Comunicação Uniguaçu

Treinamento comportamentalista canino em área militar: salvamento, resgate e captura, odorização forense ao combate de armas e narcóticos, foi o tema da palestra ministrada para os acadêmicos do primeiro e do nono período de Medicina Veterinária da Uniguaçu na manhã dessa quinta-feira, 21 de março.

A palestra foi ministrada pelo Cabo Everson Loth, Tenente Gabriel Inhan e Soldado Juliano Gruchowski da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) da Polícia Militar de União da Vitória, onde mostraram toda rotina de treinamento dos cães e a importância desses animais em ações militares. O cabo Loth é médico veterinário, egresso da Uniguaçu. Na palestra enfatizou a importância do médico veterinário na saúde e bem-estar dos animais do canil da PM.

Após a palestra, os acadêmicos dirigiram-se para a parte externa da Instituição, onde os policiais demonstraram o ataque dos cães com voluntários que foram previamente treinados. Mostraram também a busca e/ou captura de pessoas em locais de difícil acesso, além de simulações diversas da rotina militar com os cães.

A atividade faz parte da disciplina Tópicos Especiais em Medicina Veterinária, ministrada pelo professor Raphael de Oliveira Mendonça ao nono período do curso. Além disso, foram arrecadados alimentos não perecíveis para a palestra, que foram doados para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de União da Vitória.

Para o coordenador do curso, professor João Estevão Sebben, a atividade mostra um novo campo de trabalho para os futuros médicos veterinários. “O estudo de comportamento animal é uma área cada vez mais em evolução. Conhecer este comportamento ajudará muito também no bem-estar dos animais”, afirma o coordenador.