Ícone do site Rádio Colmeia FM

ROTAM e RPA apreendem arma, drogas e dinheiro em abordagens no centro de União da Vitória

Nesta sexta-feira, 29, uma equipe ROTAM e RPA, em ação da Operação Vida, realizaram duas abordagens na área central de União da Vitória e retiraram cerca de 500 gramas de cocaína, um revólver calibre .32 e nove munições das ruas. Quatro pessoas foram presas e apreendidos também uma máquina de cartão e R$1.600 em notas trocadas. Umas das abordagens foi em conjunto com a Polícia Militar de Porto União.

Divulgação
Divulgação

Operação Vida

A Operação Vida está sendo desenvolvida no plano Estadual e irá atuar na área do 27° Batalhão de Polícia Militar em especial naqueles municípios em que o índice de mortes violentas aumentou, com base na análise criminal do Estado do Paraná. Seu objetivo é a prevenção e, consequentemente, a redução dos crimes contra a vida, inclusive o feminicídio.

Na região do 27° BPM esta operação terá maior intensidade em Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Pinhão e Rio Bonito do Iguaçu. A Operação Vida foi planejada tendo em vista o último balanço realizado pela PMPR no ano de 2020 que apontou o aumento de 12% nos crimes de homicídio no Paraná em relação ao ano de 2019. Deste estudo também ficou confirmado que 66% dos homicídios dolosos são praticados com armas de fogo e 34% dos homicídios registrados tem relação com o tráfico de drogas e/ou porte/posse irregular de arma de fogo.

Com base nesta análise criminal constatou-se a transversalidade entre crimes, pois o homicídio na maioria dos casos está relacionado a outros crimes, como o tráfico de entorpecentes e a posse ou porte de armas ilegais e irregulares.
Desse modo, o grande foco da Operação Vida é a saturação nestes municípios/bairros a fim de oferecer maior sensação de segurança a população paranaense. Para denúncias disque 181.

Sair da versão mobile