Rádio Colmeia FM

Sábado é dia de vacinação contra a Hepatite B em Porto União

Foto: Divulgação

A partir de sábado, 25, acontece à campanha de vacinação contra a Hepatite B, em Porto União. O dia será marcado pelo atendimento específico de uma equipe na unidade central da Secretaria de Saúde, das 8h às 17h, e na próxima semana, até sexta-feira, 31, a vacinação será levada para todos os postos de saúde do município.

A mobilização tem a orientação da Secretaria de Estado da Saúde e será desenvolvida em Porto União pelo setor da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde. O secretário da Saúde, Jair Giraldi, estará coordenando todo esse trabalho.

A Secretaria da Saúde trabalha de forma constante com orientações à população, com a realização dos testes rápidos da hepatite e com o acompanhamento de pacientes já diagnosticados. A orientação da secretaria do estado é que, além disso, na semana nacional das hepatites sejam intensificadas as ações voltadas à conscientização e vacinação.

“Estaremos realizando o teste rápido da hepatite, a vacinação, orientações sobre a doença, sobre como fazer para se prevenir do vírus, distribuição de folders e materiais com a parceria dos agentes de saúde também”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Porto União, Maria Inês Stonoga.

“A campanha está disponível para todos. Os recém-nascidos já saem da maternidade com a primeira dose da vacina (são três) e depois são realizadas as outras. Crianças, adolescentes, adultos e idosos que ainda não receberam a imunização devem receber a vacina”, explica. Para isso, é importante levar a carteirinha de vacinação. “Se não estiver na carteirinha que as três doses foram aplicadas, a orientação é conversar com um profissional de saúde para verificar cada caso”, diz.

A imunização será aplicada somente nas unidades de saúde. O pedido é para que as pessoas aproveitem o sábado para realizar a imunização e buscar as orientações necessárias.

 

Quanto às formas de contágio, as hepatites podem ser classificadas em dois grupos:

 

– fecal-oral (vírus A e E): a contaminação depende de condições de saneamento básico e água, além de higiene pessoal e dos alimentos;

– sanguínea (vírus B, C e D): assim como o HIV, a transmissão pode ocorrer pelo sexo desprotegido; ao compartilhar seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam; ou de mãe para filho durante a gravidez, o parto e a amamentação.

Via Comunicação Prefeitura de Porto União