Rádio Colmeia FM

Sábado é marcado com vacinação contra a Poliomielite

 

Vacinação na cidade de Porto União (SC) / Foto: Marciel Borges

 

Durante todo o sábado, 8 , foi realizado a Campanha contra a Poliomielite, em Todo o Brasil. Não foi diferente em União da Vitória (PR) e Porto União (SC).

A campanha teve início às 8h, e em vários pontos das cidades foram montados base de vacinação ajudando muito os pais na hora de imunizar os seus filhos.

Um dos pontos que é tradicional na cidade de Porto União é na frente da loja Berejuk, que há anos serve como ponto de referencia em várias campanhas de vacinação e orientação. Em União da Vitória também foram montados várias bases para a vacinação como no prédio do INSS, e em frente a loja Pernambucanas.

Durante a manhã e tarde foi realizado um convite aos pais a levar os seus filhos para tomar a tradicional gotinha. Uma carreata com o “famoso Zé Gotinha”. Durante o percurso pelas principais ruas da cidade o “Zé Gotinha”, distribui balas, balão e muitos abraços para as crianças.

 

Final da campanha:

 

O final da campanha de Poliomielite vai até o dia 21 de junho, e as crianças de seis meses até cinco anos incompleto devem ir até um posto de saúde de Porto União ou União da Vitória, com a Carteira Nacional de Vacinação.

 

O que é Poliomielite:

 

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode ocorrer em adultos. O período de incubação da doença varia de dois a trinta dias sendo, em geral, de sete a doze dias. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas (forma subclínica) ou nenhum e estes são parecidos com os de outras doenças virais ou semelhantes às infecções respiratórias como gripe – febre e dor de garganta – ou infecções gastrintestinais como náusea, vômito, constipação (prisão de ventre), dor abdominal e, raramente, diarréia. Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte. Em geral, a paralisia se manifesta nos membros inferiores de forma assimétrica, ou seja, ocorre apenas em um dos membros. As principais características são a perda da força muscular e dos reflexos, com manutenção da sensibilidade no membro atingido.

 

Vacinação na cidade de União da Vitória (PR)/ Foto: Marciel Borges